Começam as inscrições para o ProUni do segundo semestre

São Paulo – Estão abertas as inscrições para estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre. O prazo para as inscrições se encerra às […]

São Paulo – Estão abertas as inscrições para estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre. O prazo para as inscrições se encerra às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 24. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

Podem concorrer a bolsas candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. São duas modalidades de bolsa: as integrais, destinadas a candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa; e as parciais (50%), para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar da seleção, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação. Além disso, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das condições abaixo:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

– ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista
integral da respectiva instituição;

– ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;    
   
– ser pessoa com deficiência;

– ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos  de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição, ou de sua senha no Enem 2010, poderá recuperá-los no endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Cursos

O site do ProUni disponibiliza informações sobre as instituições participantes e cursos oferecidos. No momento da inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e seu perfil socioeconômico.

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Neste semestre, haverá somente uma etapa com três chamadas e a lista de espera. Veja o cronograma:

Etapa Única de Inscrição

– Inscrições:     20/06 (seg)  –   24/06 (sex)

– 1ª Chamada
Resultado candidatos pré–selecionados     27/06 (seg)

– Comprovação de informações e processo seletivo próprio     27/06 (seg)  –   06/07 (qua)

– 2ª Chamada
Resultado candidatos pré-selecionados     12/07 (ter)

– Comprovação de informações e processo seletivo próprio     12/07 (ter)  –   19/07 (ter)

– 3ª Chamada
Resultado candidatos pré-selecionados     25/07 (seg)

– Comprovação de informações e processo seletivo próprio     25/07 (seg)  –   29/07 (sex)

– Lista de Espera
Manifestação de Interesse     06/08 (sáb)   –  08/08 (seg)

– Divulgação no Sisprouni      11/08 (qui)

– Convocação, comprovação de informações e processo seletivo    11/08 (qui)  – 18/08 (qui)