Copom promove novo corte e leva taxa de juros a 8,5%, menor nível histórico

Com a decisão, começam a valer novas regras para remuneração da caderneta de poupança

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje (30) reduzir a taxa básica de juros para 8,5% ao ano. O corte de 0,5 ponto percentual é o sétimo seguido, e leva a Selic ao menor nível histórico, abaixo dos 8,75% registrados entre julho de 2009 e março de 2010. Com isso, começam a valer as novas regras para remuneração da caderneta de poupança, anunciadas recentemente pelo governo.

A redução veio dentro das estimativas. Era esperada por causa da necessidade de acelerar o crescimento da economia e das medidas adotadas pelo governo para abrir espaço a um nível menor da taxa de juros, estabelecida pela presidenta Dilma Rousseff como uma das prioridades para o momento atual, de crise econômica internacional, especialmente na Europa.

“O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 8,50% a.a., sem viés”, diz nota divulgado logo após a reunião. A decisão de hoje foi unânime. Mas em episódios futuros que não vierem a alcançar consenso será possível saber como votou cada um dos integrantes do Copom, graças à Lei de Acesso à Informação.

A redução de juros na economia visa ao aumentado do crédito e o consumo, considerando que a demanda interna tem sustentado a atividade econômica brasileira. As estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano têm sido mais modestas. Para alguns analistas, a economia não chegará a crescer 3%. Na próxima sexta-feira (1º), o IBGE divulgará os resultados do primeiro trimestre.

Poupança

Uma das medidas do Ministério da Fazenda para possibilitar a redução da Selic foi a mudança da regra de remuneração da caderneta de poupança. Toda vez que a taxa estiver igual ou menor que 8,5% ao ano, a remuneração será calculada a partir de uma fórmula que soma 70% do nível de juros mais a Taxa Referencial (TR). Quando a Selic for maior que 8,5%, prevalece a regra anterior, que junta TR mais 0,5% ao mês. O BC informou que para depósitos realizados hoje (31) a taxa de remuneração será de 0,4828% ao mês + TR.