À diferença da Europa, Brasil vai desonerar folha de pagamento para estimular indústria, diz Mantega

O governo anunciou incentivos para 15 setores da indústria e novas condições para o crédito (Foto: Roberto Stuckert Filho. Presidência) São Paulo – Para estimular o crescimento da indústria brasileira […]

O governo anunciou incentivos para 15 setores da indústria e novas condições para o crédito (Foto: Roberto Stuckert Filho. Presidência)

São Paulo – Para estimular o crescimento da indústria brasileira num momento em que o mundo enfrenta sinais de recessão e desemprego, o governo anunciou hoje (3) novas medidas do Plano Brasil Maior, como a desoneração da folha de pagamento, visando a criar mais empregos e formalizar a mão de obra já existente. “De maneira oposta aos países que estão sofrendo com a crise, nós vamos desonerar a folha de pagamento, reduzindo a contribuição do INSS, sem prejudicar a Previdência, pois é aí que o governo vai atuar. As empresas procurarção mais trabalhadores porque o custo vai ser menor”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante cerimônia de instalação dos conselhos de competitividade, colegiados que colherão sugestões de sindicalistas e empresários para incentivar a indústria nacional. 

Mantega comparou a situação brasileira à de países europeus que passam por situação crítica de desemprego, como é o caso da Espanha, com taxa de 23,6%. “A economia brasileira vem crescendo graças ao dinamismo do novo modelo de desenvolvimento que implantamos”, afirmou o ministro.

Os setores beneficiados são:
têxtil
confecções
calçados e couro
móveis
plástico
material elétrico
autopeças
ônibus
naval
aéreo
de bens de capital mecânica
hotelaria
tecnologia de informação e comunicação
equipamentos para call center
design house (chips)

As novas medidas devem beneficiar 15 setores, principalmente da indústria intensiva. Entre eles, o setor de autopeças, ônibus, aéreo e também o setor de turismo. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que as medidas garantirão melhores condições de crédito, por meio do banco, em total de R$ 20 bilhões.

Competitividade

O anúncio das medidas de estímulo à indústria brasileiroa reflete também na redução do custo do financiamento do comércio exterior, além de medidas de defesa comercial, como a intensificação da concorrência e da competitividade. Outra medida é o incentivo ao setor de informação e comunicações. O governo prometeu também debater um novo regime automotivo, estimulando mais investimento das montadoras, tanto das já existentes como das que têm interesse em investir no país.

Mantega afirmou também que as medidas do governo para incentivo à indústria envolvem ações no câmbio. A política de aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também será mantida para taxar as operações especulativas. Por outro lado, a taxa básica de juros (Selic), que não tem como objetivo reduzir o câmbio, ajudará a evitar que os especuladores venham a investir no Brasil para garantir maior rentabilidade de suas aplicações.