Brasileira Vale é indicada entre as piores empresas do mundo

São Paulo – A mineradora brasileira Vale está entre os finalistas do Public Eye Awards, a premiação concedida às piores empresas do mundo. A empresa figura entre as seis que […]

São Paulo – A mineradora brasileira Vale está entre os finalistas do Public Eye Awards, a premiação concedida às piores empresas do mundo. A empresa figura entre as seis que mais provocaram danos aos seres humanos e ao meio ambiente graças à indicação da organização não governamental Justiça nos Trilhos.

Até aqui, a Vale ocupa a vice-lanterna entre os finalistas, com 2.537 votos. Entre os motivos citados para a indicação da mineradora estão o histórico, no Brasil e em outros 39 países, de violações aos respeitos dos trabalhadores, das comunidades e da natureza. Para os criadores do prêmio, organizado desde 2000, a Vale acumula 70 anos de repetidos desrespeitos.

Um dos motivos para constar na lista deste ano, segundo a Public Eye, é a participação no consórcio que constrói a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que, calculam, vai resultar no deslocamento forçado de 40 mil pessoas e na devastação de um sistema hidroviário que é a base do sustento de populações indígenas e ribeirinhas.

De acordo com o blogue do jornalista Leonardo Sakamoto, os vencedores serão anunciados em entrevista coletiva organizada para o dia 27 em Davos, onde será realizado simultaneamente o Fórum Econômico Mundial, que reúne os maiores empresários do mundo e alguns dos chefes de Estado das maiores economias. 

Leia também

Últimas notícias