Pedágios de São Paulo sobem no dia 1º

Para 2012, agência estadual de transportes anuncia adoção do IPCA como indexador único de reajuste. Este ano, tarifas variam entre 6,55% e 9,77%

Cobrança nas estradas paulistas serão reajustadas no primeiro dia de férias (Foto: ©Folhapress/Arquivo)

São Paulo – As tarifas de pedágio do estado de São Paulo ficam mais caras a partir de zero hora da sexta-feira (1º). O reajuste varia entre 6,55% e 9,77%, dependendo do período de assinatura dos contratos de concessão do governo do estado com as empresas concessionárias de pedágio.

Contratos mais antigos, dos anos 1990, são corrigidos pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. Entram nessa classificação as rodovias Castelo Branco e as dos Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes. Nesses casos o reajuste é maior, por volta de 9,77%.

Contratos firmados a partir de 2008, cujo indexador tarifário é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para medir a inflação, serão reajustadas em 6,55%. É o caso das rodovias Dom Pedro, Carvalho Pinto e Rodoanel.

O estado de São Paulo tem o maior número de pedágios do Brasil,  com 227 pontos de cobrança. Mais de 100 cidades têm pedágios em seu território. Alguns municípios chegam a ficar ilhados por pedágios em seu entorno.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o pedágio é o principal recurso para  garantir investimentos na ampliação e modernização da malha concedida do estado de São Paulo.

Revisão de contratos

Sem citar a revisão de contratos, a Artesp anunciou nesta segunda-feira (27) que a partir de 2012 o índice utilizado para reajustar as tarifas de pedágio em São Paulo será unificado. A agência vai adotar o IPCA como indexador único de reajuste para todas as concessões de rodovias paulistas.

“O objetivo da agência é uniformizar o índice entre todas as concessionárias das rodovias paulistas e utilizar um fator de reajuste mais próximo da realidade dos usuários”, afirmou em nota. A mudança seria uma “resposta às aspirações dos usuários e faz parte de uma ampla negociação entre o governo e as concessionárias”,

Durante a campanha eleitoral de 2011, diante de uma enxurrada de críticas aos pedágios de São Paulo, que estariam entre os mais caros do mundo, o então candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSDB Geraldo Alckmin prometeu revisar os contratos de concessão das rodovias paulistas. 

Acesse a tabela completa com os valores reajustados das praças de pedágio no site da Artesp.