Mantega rebate FMI e diz que Brasil tem melhora fiscal

Mantega questionou previsão do FMI sobre a situação fiscal do Brasil (Foto: Elza Fiuza/ABr) Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, rebateu nesta sexta-feira (28) o teor de um […]

Mantega questionou previsão do FMI sobre a situação fiscal do Brasil (Foto: Elza Fiuza/ABr)

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, rebateu nesta sexta-feira (28) o teor de um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) com perspectiva de piora para a situação fiscal do Brasil este ano.

“A previsão feita pelo Fundo Monetário está equivocada porque prevê um déficit nominal de 3,1 por cento para 2011, sendo que nos trabalhamos com um déficit nominal em torno de 1,8 por cento. Ou seja, quase a metade daquilo que está previsto”, afirmou o ministro a jornalistas.

Segundo ele, o resultado primário do governo central deve ficar positivo entre 2,4% e 2,7% este ano e o resultado fiscal do período será melhor do que o de 2010.

Na quinta-feira, o FMI liberou um relatório com comentários sobre a economia global, afirmando que o equilíbrio fiscal em países como Brasil, China e Índia estão mais fracos do que o previsto, ressaltando que a deterioração nas contas fiscais brasileiras é “particularmente pronunciada”.

De acordo com Mantega, o governo fará o ajuste necessário nas contas para que a meta de superávit fiscal seja alcançada. O ministro afirmou que o Banco Central está “afinado” com as diretrizes do governo de redução de gastos públicos, em prol do uso de uma política monetária menos apertada no combate à inflação.

(Fonte: Reuters)

© Thomson Reuters 2011. All rights reserved.