Prefeitura de SP começará transformação do Anhangabaú em centro de convivência

Modificações são motivadas pela Copa do Mundo, mas, de acordo com subprefeito da Sé, servirão para aumentar a ocupação do lugar também durante a noite – inclusive com bares

O Vale do Anhangabaú está cercado pela prefeitura, Teatro Municipal, metrô e centros culturais (Foto: Alf Ribeiro/Folhapress)

São Paulo – O Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, está prestes a ser reformado. De acordo com o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, as modificações urbanísticas num dos principais cartões postais da capital serão executadas com vistas à Copa do Mundo: o Anhangabaú será palco do Fifa Fan Fest,  festival que ocorrerá durante todo o campeonato, com projeção dos jogos e shows de música. “Vamos aproveitar o evento pra fazer algo que a cidade já pede há muito tempo”, explica. “O Anhangabaú pode ser uma praça de encontro e, ao mesmo tempo, manter sua vocação como local para grandes eventos.”

O subprefeito da Sé afirma que o projeto de requalificação será finalizado em julho. As obras começam no segundo semestre. A ideia da prefeitura é executar algumas melhorias no espaço para que o Vale do Anhangabaú deixe de ser apenas um lugar de passagem, um caminho até a estação de metrô, para se transformar também num espaço onde as pessoas sintam vontade de permanecer. Barreto reconhece que muita gente já frequenta o local, sobretudo durante o dia, para descansar, ler ou andar de skate. Mas quer ampliar a permanência dos paulistanos também durante a noite. E uma das ideias é permitir a instalação de bares.

“Vemos um movimento muito interessante que começa nos calçadões todo fim de tarde: as mesas que são colocadas em frente aos bares”, observa o subprefeito, que vai até o escritório, na rua Álvares Penteado, usando transporte público. “No Anhangabaú também podemos ter cafés, bares e quiosques com mesas para alavancar outro padrão de ocupação. O Vale pode ser melhor utilizado.” Barreto afirma que as modificações previstas para o segundo semestre serão prioritariamente paisagísticas.

“Vamos rever o piso e criar um Anhangabaú mais aconchegante”, promete. O subprefeito lamenta que, historicamente, a maioria das construções que nasceram no entorno tenham virado as costas para o Vale. E lembra que recentes investimentos culturais – como o Paço das Artes e o Centro Cultural dos Correios – valorizaram ainda mais o espaço. “Temos a chance de que o Anhangabaú seja um lugar de respiro do centro,  onde as pessoas estejam ainda mais presentes.”

 

Leia também

Últimas notícias