Haddad e Alckmin reforçam parceria para candidatura de São Paulo para a Expo 2020

Em menos de uma semana, é a segunda parceria firmada entre o tucano e o petista. Investimentos conjuntos para construção de um piscinão na Vila Prudente também foram anunciados

Projeto para a Expo 2020 será apresentada em Paris em junho (Foto:Adriana Spaca/Brazil Photo Press/Folhapress)

São Paulo –  O governo do estado irá reforçar a candidatura da cidade de São Paulo para a Expo 2020, a maior feira de negócios do mundo. O anúncio foi feito hoje (4), após uma reunião no Palácio dos Bandeirantes entre o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito Fernando Haddad (PT) e secretários das duas administrações. A apresentação da candidatura será feita em junho, em Paris, e teve origem na gestão do antecessor do petista, Gilberto Kassab (PSD)

O governo federal, segundo Haddad, irá investir R$ 680 milhões para a realização das desapropriações para a construção de um centro de eventos em Pirituba, na zona norte. A área onde será feita o Parque de Eventos Expo SP, o Piritubão, será cedida pelo governo do estado, que também vai fazer investimentos em mobilidade relacionados à extensão do metrô e da monotrilho, caso a cidade ganhe o direito de sediar o evento. “O governo do estado dará todo apoio para que a apresentação seja a melhor possível. Estamos bastante otimistas”, afirmou Geraldo Alckmin.

“Nós vamos levar para Paris um projeto alinhado, governo federal, estadual e municipal – já conversei com a presidenta Dilma Rousseff –  e estamos, de comum acordo, reforçando nossa candidatura. Porque entendemos que São Paulo terá de ter um centro de exposições na altura do Piritubão. Pirituba é uma região de expansão dos negócios em São Paulo e eu penso que esse alinhamento estratégico dos três entes irá fortalecer a candidatura”, disse Haddad.

Também foi acertado na reunião que a prefeitura irá ceder um terreno na avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, na Vila Prudente, zona leste, para que o governo do estado construa um piscinão.  “Para nós é muito importante a parceria com o governo do estado para enfrentar esse problema de drenagem”, afirmou o prefeito.

As parcerias anunciadas hoje reforçam a aproximação entre os dois gestores, apesar da disputa política entre PT e PSDB. Na última quinta-feira (27), governo de estado e prefeitura anunciaram a construção e a reforma de 20 mil casas no centro da cidade.