Prefeitura de São Paulo licita 50 obras contra enchentes

Secretário de Serviços afirma que galerias estreitas agravam problema. Administração aperta fiscalização e tenta racionalizar a coleta de lixo para minimizar problema dos alagamentos

Temporal que atingiu capital paulista na quinta-feira deixou estragos em várias regiões (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo – O secretário de Serviços da prefeitura de São Paulo, Simão Pedro, disse hoje (15) à RBA que, embora se associem os alagamentos na cidade sempre ao lixo e entupimento dos bueiros, os problemas não são exclusivamente causados por esse fator. Segundo ele, a baixa vazão das águas decorrente de galerias pluviais estreitas também é fator importante das inundações. Ele afirmou que o prefeito Fernando Haddad (PT) já adotou iniciativas para minimizar o problema.

“O prefeito anunciou que já estão em processo de licitação cerca de 50 obras de pequeno porte para alargar o tamanho das galerias para que a vazão seja maior”, revela. Novos piscinões na zona leste também serão construídos. “Só na região do córrego Aricanduva vão ser feitos dois mini-piscinões, entre outras obras que a prefeitura já está contratando. Eu acho que no próximo verão já vamos ter uma melhora muito grande.”

Simão Pedro disse que as iniciativas passam por intensificar a fiscalização das empresas responsáveis pelo lixo. “Estamos jogando duro com as empresas para que não tenha bueiro entupido e não tenha lixo na rua. No centro da cidade, por exemplo, exigimos uma medida de intensificação da coleta e varrição”, afirma. Segundo o secretário, a intenção é evitar que o lixo fique o menor tempo possível sem ser coletado. “Exigimos dobrar o volume de coleta no centro. Pagamos às empresas, e bem, para que não tenha bueiro entupido e lixo na rua, para que a cidade fique limpa. Não tem sentido ter bueiro entupido.”

Medidas pontuais, de acordo com Simão Pedro, foram adotadas para minimizar os problemas. “No Brás, por exemplo, estamos coletando o lixo de manhã, e não à noite, porque no verão a maior intensidade das chuvas é no período da tarde para a noite. Medidas como essa vão atenuar e melhorar bastante o problema”, prevê. 

O secretário diz também ser importante considerar o incomum volume das chuvas da tarde e noite de ontem (14), que provocou caos na região de Pinheiros, Aeroporto de Congonhas, Morumbi. “Choveu 60% do que era previsto chover no mês todo, e a cidade vai se impermeabilizando a cada dia mais.”

As chuvas desta quinta-feira deixaram 80 pontos de alagamentos. O aeroporto de Congonhas foi fechado para pousos e decolagens e vários pontos da cidade entraram em situação de emergência. O resultado das chuvas da tarde de hoje ainda não foi divulgado.

 

Leia também

Últimas notícias