Copa 2014: comunidade de Itaquera apresenta plano de habitação alternativo

São Paulo – Moradores da Comunidade da Paz, em Itaquera, na zona leste de São Paulo montaram um plano de habitação alternativo, que deve será finalizado até fevereiro e, na […]

São Paulo – Moradores da Comunidade da Paz, em Itaquera, na zona leste de São Paulo montaram um plano de habitação alternativo, que deve será finalizado até fevereiro e, na sequência, apresentado para a prefeitura. As famílias estão ameaçadas de despejo pelas obras da Copa do Mundo de 2014, de acordo com reportagem do Seu Jornal, da TVT.

Devido à falta de informação, os moradores se uniram para criar um plano urbanístico e propor diretrizes para intervenção na área. No documento eles pedem a remoção das famílias mediante troca por moradia definitiva ou a urbanização do bairro, que, apesar de consolidado, ainda não tem saneamento básico.

“É preciso garantir moradia e é preciso que essas famílias não piorem de vida ao saírem para um novo lugar. Além disso, o plano precisa ser feito pela comunidade”, afirma o assessor técnico da ONG Peabiru, Nuno Lopes dos reis, que os auxiliou na elaboração do documento.

Para a representante do coletivo Comunidades Unidas de Itaquera, Juliana Machado, a falta de informação é a primeira violação de direitos do Estado. “A elaboração dos projetos deve ser discutida com moradores. A gente acredita que esse projeto é um instrumento de luta”.

De acordo com o coletivo, outras 16 áreas serão afetadas pelas obras da Copa do Mundo em Itaquera. Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que as famílias que vivem próximas as obras serão removidas e atendidas por programas de habitação e que representantes da Secretaria de Habitação já se reuniram com os moradores para explicar o que será feito na região. Eles, no entanto, afirmam que ninguém da prefeitura os procurou.