Famílias ocupam 11 prédios para exigir moradia popular em São Paulo

Nove ocupações ficam no centro da capital; Uma na zona sul e outra na zona norte

Famílias reivindicam desapropriação de prédios na região central da cidade, para servir de moradia popular (Foto: Agência Brasil)

São Paulo – Cerca de 500 famílias sem teto, ligadas à Frente de Luta por Moradia (FLM), ocuparam na madrugada de hoje (29), 11 prédios abandonados em São Paulo, nove deles na região central da cidade. De acordo com a coordenação do movimento o objetivo é pressionar o poder público para que desproprie os imóveis e destine-os à moradia popular.

“O trabalhador de baixa renda da cidade não está sendo assistido pela política de habitação. Essa ação está pautada no direito à moradia digna e na necessidade de se viver perto do trabalho”, explica a coordenadora da FLM e membro do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), Carmem da Silva.

Segundo ela, as ocupações estão em processo de consolidação. “As famílias não tem data para deixar os prédios ocupados. Vamos nos reunir com calma e discutir pautas de reivindicação e estratégias de negociação com o poder público”, disse Carmen.

A militante disse ainda que as famílias que deixaram o prédio na avenida Ipiranga em 28 de agosto, e que ocuparam uma faixa lateral da avenida São João até a última sexta-feira (23), não estão participando deste processo, por estarem sendo atendidas pelo poder público, com auxílio aluguel e cadastro para programa habitacional.

Foram ocupados prédios na zona sul da capital, na estrada de Itapecerica; na zona norte, na região da Vila Nova Cachoeirinha; e nove ficam no centro: avenidas Ipiranga e Prestes Maia; alameda Cleveland e ruas Quintino Bocaiuva, Helvétia, José Bonifácio e das Palmeiras. Na avenida São João foram ocupados dois prédios.

Leia também

Últimas notícias