Acidente da CPTM deixa 38 feridos em São Paulo

São Paulo – Uma locomotiva de manutenção colidiu com um trem na linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã desta quarta-feira (15), deixando 38 pessoas feridas, […]

São Paulo – Uma locomotiva de manutenção colidiu com um trem na linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã desta quarta-feira (15), deixando 38 pessoas feridas, segundo informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Segundo a CPTM, o acidente ocorreu quando um trem de manutenção bateu na traseira de uma composição de passageiros, às 8h50, na Estação Vila Clarice, na região do Jaraguá, zona oeste da capital.

O acidente ocorreu no sentido Centro da Linha 7-Rubi, que liga a região da Luz a Jundiaí, no interior do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, 28 dos 38 feridos foram socorridos pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e encaminhados para prontos-socorros de Perus e Pirituba. Os demais foram socorridos por populares. Um maquinista e um passageiro continuam internados em estado grave, com traumatismo craniano.

O sentido Luz da linha ficou bloqueada até as 10h na região do acidente, mas a circulação só foi normalizada às 11h10.

Na última quinta-feira (9), a mesma linha havia apresentado problemas no sistema de sinalização. Em 26 de janeiro, um acidente na linha 8-Diamante, entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi, deixou seis feridos.

Segundo a liderança do PT na Assembleia Legislativa, em 2011 o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deixou de aplicar R$ 242 milhões em melhorias na CPTM e no Metrô, chegando a investir 31,4% menos que no ano anterior. Os cortes nos investimentos atingiram também a compra de trens: -56% em relação a 2010. Os valores caíram de R$ 684 milhões para apenas R$ 260 milhões.

Levantamento no Sistema de Acompanhamento da Execução do Orçamento (Sigeo) mostra que entre 2008 e 2011 praticamente todas as linhas da CPTM sofreram cortes entre o previsto no Orçamento do Estado e o executado.

Para a implantação da Integração Centro, o gasto previsto no período era de R$ 98,9 milhões, mas o que efetivamente o governo pagou foi R$ 44,9 milhões, ou seja, menos 54,5%.

Segundo a liderança, a queda nos investimentos também foi significativa na linha 7 – Luz-Jundiaí (-52,3%, o que corresponde a – R$ 415 milhões); linha 8 – Júlio Prestes-Amador Bueno (-19,3%, – R$ 101 milhões); linha 11 – Luz-Estudantes (-34,8%, – R$ 229,6 milhões); e linha 12 – Brás-Calmon (-53,1%, -R$ 353,4 milhões).

O diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, admitiu à imprensa que toda a rede aérea de energia precisa ser renovada para aumentar a eficiência do sistema e enquanto isso não ocorrer as falhas continuarão.