Após protestos, prefeito de Teresina revoga aumento de ônibus

A suspensão do decreto que eleva a tarifa é temporária. Ativistas contra o reajuste protestavam na capital do Piauí há cinco dias

São Paulo – O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), tomou uma decisão inesperada nesta sexta-feira (2), ao suspender temporariamente o decreto que reajustava as passagens de ônibus da capital piauiense de R$ 1,90 para R$ 2,10. A suspensão vigorar por 30 dias, período em que uma auditoria irá avaliar os critérios para que as tarifas fossem reajustadas.

Férrer se reuniu com secretários municipais durante toda a manhã antes de anunciar a medida. Estudantes e usuários insatisfeitos com o novo valor da passagem protestavam há cinco dias pelas ruas da cidade. Na quinta, segundo a prefeitura, dois ônibus foram depredados pelos manifestantes, o que levou as empresas concessionárias a suspender a circulação dos ônibus.

Coletivo

No início do ano, estudantes e movimentos sociais colocaram em pauta a qualidade e o preço dos ônibus em São Paulo, Salvador, Recife, Vitória, entre outras cidades. Essas manifestações também trouxeram à tona outros problemas, como a intransigência do poder público em negociar com os manifestantes e a violência policial, principalmente na falta de regras para uso das chamadas armas não-letais.

Ao levar milhares de pessoas as ruas, em 2003, a “Revolta do Busú”  conseguiu congelar o preço das passagens em Salvador. Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, movimento popular conseguiu por dois anos seguidos barrar o aumento da passagem (2004 e 2005).

Em São Paulo, além de realizar mais de 10 manifestações neste ano, o Movimento do Passe Livre, reformulou uma projeto da época da gestão Erundina (1989-1993) intitulado Tarifa Zero e pretende apresentá-lo como uma lei de iniciativa popular. O movimento está na fase de recolhimento de assinaturas. O projeto defende que a tarifa de ônibus seja paga de forma indireta, por meio de impostos e não na catraca como ocorre hoje.

Com informações da Agência Brasil