Vereadores e comerciantes batem boca sobre Nova Luz em audiência pública em SP

Prefeitura e comerciantes discordam sobre projeto para região da Luz no centro de São Paulo

Claudio Fonseca discutiu com comerciante. Bate-boca teve de ser apartado (Foto: © Camila de Oliveira)

São Paulo – Com confusão e bate-boca, a audiência pública sobre o projeto de revitalização do bairro da Luz, chamado de Nova Luz, teve ânimos exaltados, no início da tarde desta terça-feira (12). Vereadores e comerciantes da região se desentenderam depois que um lojista comparou o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (ex-DEM), a Adolf Hitler e sugeriu que os parlamentares seriam “vendidos”.

Enquanto o comerciante protestava contra o projeto da Nova Luz, que projeta reestruturar 60% da área – inclusive com desapropriações e retirada de comerciantes e moradores –, o vereador Roberto Tripoli (PV), líder do governo, começou a gritar do púlpito do plenário. Irritado, o parlamentar foi até o público, numa tentativa de enfrentar o lojista que criticou prefeito e vereadores.

O vereador Claudio Fonseca (PPS) também reagiu e uma pequena confusão se formou no meio do principal plenário da Casa Legislativa da capital paulista. A confusão precisou ser apartada e Tripoli seguiu gritando e apontando que processaria o comerciante. Na tribuna, Fonseca afirmou que acusações como a do lojista provocam “dor na alma”.

Moradores e comerciantes da Luz lotaram o plenário da Câmara Municipal de São Paulo com faixas e cartazes críticos às mudanças previstas para a região. O projeto prevê intervenções em 45 quadras e deve afetar perto de 18 mil pessoas. “Santa Ifigênia 100 anos de história. Vamos preservar o bairro”, expressavam cartazes e faixas na plateia. Eles criticam a falta de diálogo e transparência sobre o projeto.

A audiência foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento, por requerimento do vereador Antônio Donato (PT). Também participaram da audiência o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, representantes do consórcio de empresas encarregado do projeto, comerciantes da região e representante do Ministério Público.

O projeto de revitalização da Luz foi aprovado pela lei 14.917/09 e dividido em duas etapas, ambas licitadas pela prefeitura para empresas particulares. Na primeira etapa, que deve terminar em maio deste ano, as empresas do consórcio que venceu o processo licitatório realizaram o projeto urbanístico da Nova Luz.

A próxima etapa ainda depende de licitação e escolherá a empresa ou grupo que vai realizar  desapropriações, construções e poderá comercializar os imóveis na área. Fazem parte do projeto de intervenção urbanística a área delimitada pelas avenidas Cásper Líbero, Ipiranga, São João, Duque de Caxias e rua Mauá.

Leia também

Últimas notícias