Manifestações contra alta de ônibus prometem parar Salvador nesta 2ª

Movimentos de várias cidades do Brasil realizam segundo 'tuitaço' contra o aumento das passagens

São Paulo – Em Salvador, manifestantes marcaram uma série de protestos contra o aumento da tarifa de ônibus para esta segunda-feira (7), quando serão reiniciadas as aulas da rede pública. Em 2 de janeiro, a tarifa do transporte público na capital baiana foi de R$ 2,30 para R$ 2,50. Desde o dia seguinte, estudantes e manifestantes têm ido às ruas protestar contra o reajuste e reivindicar melhorias no transporte da cidade. 

Nos protestos desta segunda-feira, estão previstas manifestações em vários pontos da cidade, como Campo Grande, Estação da Lapa, Itapuã, Paralela, Largo do Tanque e Periperi. Todos terão início às 10h, horário local, com exceção do ato em Ondina, que começa às 11h.

Os militantes do Movimento Exú Tranca Ruas-SSA, que integra a chamada Revolta do Buzu 2011, estão utilizando redes sociais para chamar a atenção para a causa e conquistar a adesão de mais pessoas para seus atos.

Segundo Aluã Carmo de Moura, integrante do movimento, o objetivo dos atos deste dia 7 é parar Salvador e ressaltar a péssima qualidade do transporte público na cidade. O movimento está apostando na volta às aulas e na participação de estudantes de vários colégios nos atos.

Tumulto na Câmara

Na última terça-feira (1º), manifestantes foram impedidos pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar de participar da abertura dos trabalhos legislativos quando protestavam pela melhoria do transporte local e contra o prefeito João Henrique Carneiro (sem partido) em frente à Câmara Municipal de Salvador. Na ocasião, profissionais de limpeza e vigilantes, agentes comunitários de saúde e professores também protestavam.

A vereadora Olívia Santana (PC do B) foi agredida por um dos guardas municipais ao tentar evitar que um dos estudantes fosse agredido por homens sem identificação que se diziam seguranças da prefeitura. “Não vou deixar isso passar despercebido. Já prestei queixa e vou até o fim em busca de justiça. Fui agredida por fazer oposição ao prefeito” disse.

A vereadora acusou o início do ano legislativo na cidade como armação. “Foi tudo muito bem orquestrado, conseguiram colocar no plenário pessoas pagas para aplaudir os despautérios de João e aqui fora estavam agredindo os trabalhadores que estão em busca dos seus direitos. Esse episódio só reafirma o desserviço que ele vem prestando para Salvador”, declarou Olívia em seu site oficial.

O prefeito enfrenta uma série de protestos contra sua gestão, mergulhada em uma crise financeira e política.Os gastos de 2009 da prefeitura foram rejeitados pelo Tribunal de Contas do Município. 
 

Tuitaço Nacional

O Movimento do Passe Livre (MPL)  de São Paulo, Florianópolis, Espirito Santo, Curitiba e organizações do Recife e Salvador convocam a população para a semana de tuitaço nacional contra o aumento das passagens de ônibus – de 7 a 11 de fevereiro. Com o slogan “Quem não tuita, quer tarifa” o cartaz do protesto pede que os internautas tuitem a hashtag #contraoaumento.

É o segundo tuitaço deste ano. O primeiro, no dia 28 de janeiro, fez com que a hashtag #contraoaumento ficasse em primeiro lugar no Trending Topics, ranking do Twitter, durante grande parte daquele dia.