Movimento do Passe Livre promove nova manifestação contra aumento do ônibus em SP

Militantes garantem que protestos seguem até que poder público responda à reivindicação. Sábado há audîencia pública na Câmara dos Vereadores sobre o tema

São Paulo – As manifestações contra o aumento do ônibus não vão cessar enquanto não houver uma resposta do poder público, prometem mlitantes do Movimento do Passe Livre (MPL). Nesta quinta-feira (10), a concentração será realizada no Teatro Municipal, região central,  a partir das 17h.

Há cinco semanas militantes do MPL, estudantes, trabalhadores e pessoas insatisfeitas com o reajuste do ônibus vão às ruas às quintas-feiras para protestar.

Por causa da crescente adesão de representantes de movimentos sociais e estudantis e o apoio de alguns partidos políticos, as manifestações têm sido maiores a cada semana. No último dia 2, durante a sessão plenária da Câmara Municipal, o movimento conseguiu que os vereadores marcassem uma audiência pública, neste sábado (12), para discutir o aumento.

O vereador Police Neto (PSDB), presidente da Casa, garantiu a representantes do MPL a presença do secretário de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, que deverá explicar o motivo deste reajuste, ao mesmo tempo em foi o subsídio no setor aumentou para R$ 743 milhões.

Para Mariana Toledo, militante do MPL, a manifestação de hoje será importante para divulgar para a população a audiência de sábado.

“A princípio, somos contra qualquer aumento de tarifa, inclusive do metrô, então a ideia é que essa pauta também se incorpore nas manifestações”, explica Mariana. Ainda segundo ela, haverá uma reunião neste domingo (13) para decidir como esse aumento será tratado pelo movimento e a possibilidade de se marcar uma audiência com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.