Fórum debate internação compulsória nesta quarta em São Paulo

Presença ostensiva de policiais e ação de repressão não resolveu problema do consumo e venda de crack na cracolândia (Foto: Gerardo Lazzari/RBA) São Paulo – Profissionais de serviço social, movimentos […]

Presença ostensiva de policiais e ação de repressão não resolveu problema do consumo e venda de crack na cracolândia (Foto: Gerardo Lazzari/RBA)

São Paulo – Profissionais de serviço social, movimentos sociais e militantes ligados ao Fórum de Assistência Social de São Paulo (FAS-SP) fazem nesta quarta-feira (16) um debate sobre internação compulsória de dependentes químicos, às 9h, no Sindicato dos Psicólogos, na Vila Mariana. A reunião é aberta a todos os interessados.

A intenção é elaborar um manifesto que será entregue ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e aos demais organismos e conselhos de saúde, segurança e assistência social do estado.

O coordenador do FAS-SP, padre Lédio Milanez, afirma que é contrário à internação compulsória pois considera que é preciso levar em conta a adesão do usuário. 

“Sempre fomos contra este modelo de intervenção. O ideal seria uma atuação intersetorial, com políticas de saúde, moradia, assistência, educação, levando em conta a vontade do usuário. Além disso, não vislumbramos como poderiam ser atendidas essas pessoas, já que não há serviço especializado em atendimento ao crack no estado de São Paulo”, explica Milanez.

A reunião foi convocada em reação ao início das operações de cooperação técnica entre governo de São Paulo, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), estabelecido na última sexta-feira (11), para facilitar a internação compulsória de dependentes químicos. 

Com isso, juízes, advogados e promotores passarão a realizar plantões no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), localizado na região conhecida como cracolândia, no centro da capital, para atender a pedidos de internação compulsória de dependentes de crack e outras drogas.

Leia também

Últimas notícias