Grupo pesquisa violações de direitos dos índios durante ditadura

Trecho do filme que mostra formatura de grupo militar composto por indígenas treinados para torturar presos (reprodução) São Paulo – Ativistas do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo lançaram […]

Trecho do filme que mostra formatura de grupo militar composto por indígenas treinados para torturar presos (reprodução)

São Paulo – Ativistas do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo lançaram uma plataforma colaborativa na internet para levantar dados que apontem violações aos direitos humanos de populações indígenas durante o período da ditadura (1964-85).

A ideia é coletar subsídios para a Comissão Nacional da Verdade averiguar como o regime tratou das questões indígenas enquanto esteve no poder. “Esse é um assunto que não aparece até hoje. O que foi feito dessas populações?”, questiona Marcelo Zelic, coordenador da iniciativa, em depoimento à TVT.

Para ilustrar a necessidade do levantamento histórico sobre o período, Zelic mostrou cenas de um filme de 1970 em que foi registrada a formatura de um agrupamento militar compostos por indígenas treinados para torturar presos. No filme são vistas, além de simulações de torturas, a presença de representantes do governo e dos poderes militares da época.

Segundo Zelic, o documentário comprova que o Estado brasileiro mantinha, ensinava e incentivava a violência institucional como prática de poder durante a ditadura.

As contribuições para o estudo podem ser feitas no site www.armazemmemoria.com.br .