Em marcha, movimentos criticam falta de política de habitação social em São Paulo

Manifestantes de organizações populares marcham até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado

São Paulo – Movimentos sociais realizaram ontem (1º), Dia Mundial do Habitat, uma marcha até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista (PSDB), para pedir políticas públicas que garantam habitação à população de baixa renda.

A concentração aconteceu no Parque do Povo, no bairro do Morumbi, e contou com a presença de manifestantes de várias regiões do estado de São Paulo ligados à União dos Movimentos por Moradia (UMM). Maria das Graças Xavier, coordenadora da UMM, explica as reivindicações dos movimentos. “Queremos que o governo do estado comece a elaborar políticas públicas para os movimentos de moradia”, disse em entrevista à TVT.

Ele pedem a retomada dos programas de mutirão. “Não há terreno ou política para a destinação de recursos do estado para habitação social”, complementa Benedito Roberto Barbosa, também da UMM.

Depois de uma hora de caminhada, a Polícia Militar impediu que a marcha seguisse até o Palácio, argumentando que o trânsito seria prejudicado. Após negociação, a União dos Movimentos de Moradia conseguiu que os manifestantes fossem recebidos na sede do governo por representantes da Secretaria de Habitação – que teria se comprometido a repassar R$ 20 mil por unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Também ficou marcada reunião para o dia 9 de outubro sobre as remoções de edifícios no centro da cidade.  

Veja aqui a reportagem da TVT.