Afastadas do centro, áreas de mananciais retratam falta de planejamento em SP

Reportagem da TV dos Trabalhadores mostra dramas dos moradores do extremo sul da capital paulista, excluídos de tudo (TVT/reprodução) São Paulo – Localizadas às margens das represas Billings e Guarapiranga, […]

Reportagem da TV dos Trabalhadores mostra dramas dos moradores do extremo sul da capital paulista, excluídos de tudo (TVT/reprodução)

São Paulo – Localizadas às margens das represas Billings e Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, as áreas de mananciais sofrem com ocupações irregulares e crescimento desordenado. Como consequência, seus moradores convivem com o descaso do poder público.

O vídeo abaixo lança olhares sobre a região conhecida como ‘fundão’ do Jardim Ângela, onde vivem 295 mil pessoas. “Quando chegamos aqui, há mais de vinte anos, não sabíamos que era área de manancial. Nem entendíamos o que isso queria dizer”, diz Francisco Sandro Salas, que quitou seu terreno na região em 70 parcelas no valor de um salário mínimo.

Francisco fala das dificuldades enfrentadas pelos moradores do ‘extremo do extremo sul’ de São Paulo, que fica a três horas de distância da Praça da Sé em transporte público. Também falta trabalho e áreas de lazer, entre outros serviços públicos.

 

 
A Rede Brasil Atual, a Rádio Brasil Atual e a TVT apresentam esta semana uma série de reportagens sobre os 10 anos do Plano Diretor Estratégico de São Paulo. O que foi implementado, o que ficou de lado, quais os interesses envolvidos no debate. A Rádio Brasil Atual pode ser sintonizada na Grande São Paulo pela frequência 98,9 FM, no Noroeste paulista em 102,7 FM e no litoral paulista em 93,3 FM, ou em nossa página na internet.

Leia também

Últimas notícias