‘TVT veio para dar voz aos trabalhadores’, diz diretor dos metalúrgicos do ABC

Emissora completa dois anos realizando sonho dos anos 80 e preparando o lançamento de novos programas

São Paulo – Há dois anos, o presidente Lula, o prefeito Luiz Marinho, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre e Nicole de Souza Sales, do projeto Solano Trindade, colocaram a TV dos Trabalhadores (TVT) no ar. O gesto transformou um sonho de quase 30 anos dos Metalúrgicos do ABC em realidade.

Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato e presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade que administra a emissora, falou à Tribuna sobre a data.

Tribuna Metalúrgica – O que a TVT tem para comemorar?
Valter Sanches – Estamos transformando em realidade o que foi sonhado pela categoria na década de 80. Os Metalúrgicos do ABC têm essa capacidade de sonhar, planejar e colocar em prática. Foi assim que elegemos Lula. Quando ele era presidente do Sindicato era um sonho, depois virou um plano em construção e, então, se tornou realidade.

TM – O que levou a categoria a ter esse sonho?
VS –
Naquela época nossas lutas eram tratadas com desprezo pelos grandes grupos econômicos que sempre dominaram os meios de comunicação no Brasil. Foi quando decidimos virar esse jogo e deixarmos de ser vítimas da manipulação dessas emissoras que nos apresentavam como baderneiros. Agora a TVT retrata e dá voz ao processo de organização dos trabalhadores e de outros movimentos sociais e políticos.

TM – Como a TVT está inserida no projeto de comunicação do Sindicato?
VS –
Ela é parte de um projeto amplo de comunicação. Nenhum sindicato no mundo tem uma concessão de tv e rádio, além da internet, jornais regionais e sindicais e aplicativos para celulares e tablets. É um projeto amplo e já estamos colhendo os primeiros frutos.

TM – Que frutos são esses?
VS –
Inovamos também na forma, com a participação dos movimentos sociais no que chamamos de jornalismo colaborativo. Temos mais de 4.500 vídeos postados em nossa página na web. São pessoas das comunidades que emprestam o seu olhar para contar a sua própria história. Isso é um marco.

TM – Quais são os desafios da TVT?
VS –
O primeiro é ter visibilidade. Temos uma programação de qualidade, mas ainda pouco vista por questões técnicas. Até o começo de 2013 iremos ter uma geradora com antena na Avenida Paulista que vai possibilitar milhões de pessoas assistirem a TVT na Grande São Paulo.

TM – E os novos programas?
VS –
Preparamos três novos programas. Um trata de tecnologias sociais para ampliar o acesso da população ao conhecimento; o outro é uma parceria com a TV Brasil sobre direitos humanos e um terceiro, mas não menos importante, que conta o desenvolvimento do Brasil pela indústria metalúrgica.

Assista a programação da TVT nestes canais:

Canal 48 (NGT) no ABC e Grande São Paulo.
Canais 9 NET e 186 TVA (por assinatura em São Paulo)
ECO TV – Canais 9 e 96 (Na NET, por assinatura no ABC).

Para assistir a programação na internet acesse: www.tvt.org.b

Leia também

Últimas notícias