Após Pará, Força Nacional é enviada ao Amazonas

São Paulo – A Força Nacional de Segurança será enviada ao Amazonas para ações concentradas em áreas de fronteira e de divisa. O anúncio foi feito hoje (19) por meio […]

São Paulo – A Força Nacional de Segurança será enviada ao Amazonas para ações concentradas em áreas de fronteira e de divisa. O anúncio foi feito hoje (19) por meio de portaria do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União. As tropas permanecerão na região por 180 dias, havendo possibilidade de prorrogação.

Segundo a ordem assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo, a finalidade é “executar atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio da Unidade Federativa citada e a vulnerabilidade para manutenção da segurança pública naquele ente Federado”.

Esta semana, o ministro já havia determinado o envio de homens da Força Nacional para o Pará. A decisão foi tomada após pedido da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, por conta de emboscada sofrida em março por funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os servidores realizavam ação contra o desmatamento quando foram cercados e ameaçados.

Leia também

Últimas notícias