Polícia expulsa moradores de ocupação no centro de São Paulo

São Paulo – A Polícia Militar cumpre na manhã desta quinta-feira (2) mandado de reintegração de posse de um imóvel no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, no centro […]

São Paulo – A Polícia Militar cumpre na manhã desta quinta-feira (2) mandado de reintegração de posse de um imóvel no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, no centro de São Paulo. A Frente de Luta por Moradia calcula em mais de duzentos o número de famílias prejudicadas pela medida.

“A gente vai ter de fazer alguma favela aqui pelo centro para as pessoas”, lamenta Osmar Borges, coordenador da entidade. Ele diz que a Prefeitura de São Paulo não esclareceu como pretende atender às necessidades dos moradores expulsos do antigo edifício, no qual funcionou um bingo. “Tem uma liminar obrigando a prefeitura a destinar o pessoal para uma moradia, mas eles não cumprem a lei.”

A ocupação teve início em novembro, depois que o grupo foi expulso de um outro imóvel desocupado no centro. A Justiça de São Paulo concedeu liminar à proprietária do prédio, a Afim Brasil Eventos, dizendo que a ação do movimento social se constitui em “um atentado contra a posse” que viola o “direito de convivência”.

Os integrantes da Frente de Luta por Moradia, por sua vez, lembram que a estrutura do edifício está completamente deteriorada. Parte do andar de cima é mantido por escoras porque o piso e as vigas estão com buracos e enferrujados. Eles acrescentam que a intenção não é se apropriar do imóvel, mas mostrar às diferentes esferas de governo a necessidade de oferta habitacional para a população de baixa renda. 

Leia também

Últimas notícias