Juiz liberou acusado de matar camponês em Rondônia mesmo com parecer contrário

São Paulo – O juiz José Gonçalves da Silva Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, decidiu libertar Osias Vicente, acusado de matar o camponês Adelino Ramos, mesmo com pedido […]

São Paulo – O juiz José Gonçalves da Silva Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, decidiu libertar Osias Vicente, acusado de matar o camponês Adelino Ramos, mesmo com pedido em contrário do Ministério Público Estadual. Pouco mais de um mês após a libertação, no último domingo (15), Osias foi encurralado e morto por dois homens montados em uma motocicleta em Vista Alegre do Abunã, próximo à divisa com o Amazonas.

No último dia 9 de dezembro, o magistrado opinou que Osias já havia passado seis meses na prisão sem que fosse concluída a instrução criminal, ou seja, o encaminhamento das evidências contra o réu, e por isso deveria ser solto, sem que houvesse risco para as testemunhas. “Não há indícios de que o réu pretenda se furtar à persecução criminal, nem que a instrução seja de qualquer forma ameaçada”, anotou Silva Filho em sua decisão.

Vista Alegre do Abunã foi o mesmo local onde havia sido morto, em maio de 2010, Adelino Ramos, o Dinho, sobrevivente do massacre de Corumbiara, ocorrido em 1995.

O juiz registrou nesta terça-feira (17) o cancelamento da audiência agendada para o dia 20 deste mês. Silva Filho não quis conceder entrevista. Ainda não se sabe se a execução de Osias levará ao arquivamento do caso, o que inviabilizaria chegar aos eventuais mandantes do crime.

 

Leia também

Últimas notícias