Quilombolas fazem marcha por melhores políticas sociais

Com a regularização fundiária das terras onde vivem, os quilombolas terão mais facilidade na obtenção de créditos e a políticas públicas (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil) São Paulo – […]

Com a regularização fundiária das terras onde vivem, os quilombolas terão mais facilidade na obtenção de créditos e a políticas públicas (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

São Paulo – Para lançar a campanha “Em defesa dos direitos quilombolas” uma marcha nacional está sendo realizada em Brasília, nesta segunda-feira (7). Reunindo delegações de todas as partes do Brasil, os quilombolas pedem a garantia do direito à terra e acesso a políticas sociais mais eficientes. Além de o direito à cultura, à manutenção da tradição e da religiosidade.

Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. A mobilização aproveita o mês para chamar a atenção para a situação dos quilombolas. A principal reivindicação ao poder público envolve a regularização fundiária das terras onde vivem. Embora ocupem essas áreas, vários grupos não possuem todos os documentos que confirmem a posse, o que dificulta a obtenção de créditos e acesso a políticas públicas.

Na manhã desta segunda, eles participam de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado com a ministra da Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros, além de senadores.

Às 13h, ocorre a concentração para a marcha, em frente à Catedral de Brasília. Uma hora depois, os manifestantes seguirão para a Esplanada dos Ministérios.

Leia também

Últimas notícias