Programa ‘Viva Maria’, de defesa dos direitos das mulheres, faz 30 anos

São Paulo – Nesta quarta-feira (14), o programa Viva Maria, da Rádio Nacional, completa 30 anos no ar. Para celebrar a data, a Empresa Brasileira de Comunicações (EBC) lança um selo […]

São Paulo – Nesta quarta-feira (14), o programa Viva Maria, da Rádio Nacional, completa 30 anos no ar. Para celebrar a data, a Empresa Brasileira de Comunicações (EBC) lança um selo personalizado e um carimbo comemorativo sobre o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação. 

A data  foi marcada em 1990, em San Bernardo, na Argentina, durante o 5º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, em homenagem ao programa, e hoje consta no calendário oficial da ONU Mulheres em todos os países da América Latina.

Um site comemorativo, dentro do domínio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também marca os 30 anos do Viva Maria. 

Lançado em setembro de 1981, com a radialista Mara Régia, como um programa dedicado à luta pelos direitos das mulheres, a inciativa ajudou na criação da primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, com o lançamento de campanhas públicas para os temas.

Desde 2004, o Viva Maria vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, pela Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Rádio Nacional do Alto Solimões. Ele está disponível para download na página da Radioagência Nacional.

Histórico

Em 1990, a pretexto de uma reforma administrativa, Mara Régia foi afastada da Rádio Nacional Àquela época realizava-se em San Bernardo, na Argentina, o V Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, que congregava, entre as participantes, um grande número de jornalistas e comunicadoras de diferentes países da região.

Num gesto de reconhecimento da luta realizada pelo programa, elas elegeram o 14 de Setembro, data da inauguração do Viva Maria, “Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação”.

 

Confira a programação das comemorações ao aniversário do Viva Maria:

Dia 14 de setembro

Evento de celebração dos 30 anos do Programa Viva Maria, às 9h30 no Espaço Cultural – Centro de Mídias Públicas da EBC, em Brasília, Rua Venâncio Nº 2000, 1º subsolo.

Será realizado um debate sobre ““Comunicação e Gênero – A imagem da mulher nos meios de comunicação”;”; lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo sobre o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação. O evento será transmito, ao vivo, pelo hotsite comemorativo (www.ebc.com.br/vivamaria).
 
Às 20h 30 será realizado show com o grupo Loucas de Pedra Lilás e o stand up  “Viva a celulite” com o grupo do Instituto Arcana de Brasília, no  SESC do Setor Comercial Sul , Quadra 2, Edifício Presidente Dutra.

Dia 16 de setembro

Participação da produtora e apresentadora do Viva Maria, jornalista Mara Régia, no programa da TV Brasil SEM CENSURA, com Lêda Nagli, às 16hs.

▪Dia 23 de setembro

Debate sobre gênero e meio ambiente na comunicação em homenagem ao Viva Maria, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, das 19h às 21h30.

Debatedoras: jornalista Mara Régia e professora Dione Moura (UnB)

Mediação: professoras Kátia Belisário e Liziane Guazina (UnB)

Promoção: Curso de Comunicação Organizacional/FAC/UnB

Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Com Informações da EBC