Assassinos de casal extrativista no PA são identificados, mas CPT vê mais mandantes

Após quase dois meses das mortes em Nova Ipixuna (PA), três são acusados

São Paulo – Foi encerrada nesta quarta-feira (20), a investigação do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Silva e Maria do Espírito Santo Silva. O casal foi morto há quase dois meses, no dia 24 de maio, em Nova Ipixuna (PA), a 390 quilômetros de Belém. Três pessoas foram responsabilizadas pelo homicídio, segundo a Polícia Civil do Pará mas, para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), ainda é cedo para anunciar o fim do inquérito, pois pode haver outros mandantes do crime.

De acordo com a polícia, José Rodrigues Moreira, fazendeiro da região, foi o mentor do assassinato, enquanto seu irmão Lindojonson Silva Rocha, e um amigo, Alberto Lopes Teixeira, efetuaram o crime. “Não há dúvidas quanto a autoria e execução do crime”, garantiu o delegado Silvio Maués, diretor de polícia do interior.

A polícia descartou a hipótese de o crime ter sido motivado pela atuação do casal na defesa da floresta. Por terem denunciado a extração ilegal de madeira, havia suspeitas de que os crimes tivessem relação com eventuais prejudicados pelas acusações. A investigação também não considera a possibilidade de que a disputa envolvesse conflitos agrários mais amplos. A conclusão foi de que o crime aconteceu por disputa de um lote de terra específico, de propriedade de José Rodrigues, mas que estava sendo usado por parentes de José Cláudio.

A CPT considera que o anúncio dos responsáveis pelas mortes ocorreu de maneira precoce, pois, de acordo com assentados e trabalhadores da região, outras pessoas tinham interesse em matar o casal, podendo, assim, responsabilizar outros possíveis mandantes.

“A gente espera que as ações da polícia não parem por ai, pois esse crime não foi um fato isolado. As evidência de extração ilegal de madeira, irregularidades latinfundiárias e uso ilegal de terraspúblicas ainda existem”, afirma José Batista Afonso, advogado da CPT em Marabá.

Assassinatos

José Claudio Silva e Maria do Espírito Santo Silva foram mortos em uma emboscada em um uma estrada rural de Nova Ipixuna. José Cláudio, castanheiro e líder extrativista, denunciou diversas vezes a ação ilegal de madeireiros na região. O casal vinha recebendo ameaças desde 2008.

De dois meses para cá, outras cinco pessoas foram mortas na zona rural do país; três no Pará, uma em Rondônia e uma em Pernambuco.