Lula destaca papel da blogosfera contra velha mídia

Em encontro com blogueiros, ex-presidente ironiza ataque de objeto ao candidato tucano na campanha presidencial e evidencia trabalho feito no mundo virtual

O ex-presidente Lula durante 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas(Foto: Augusto Coelho)

Brasília – Durante o 2º Encontro Nacional de Blogueiros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o papel da blogosfera e da liberdade de comunicação no país. Na palestra transmitida pela Rede Brasil Atual e pela TVT, ele também ironizou a chamada velha mídia (clique aqui para assistir). “Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada como durante muito tempo foi. Vocês evitaram que os chamados falsos formadores de opinião pública que, às vezes, não convencem nem quem está em casa assistindo, ditassem regras.”

Lula lembrou da campanha eleitoral de 2010 e do papel importante dos blogueiros que confrontavam a cobertura da grande imprensa de forma ostensiva e de qualidade, mesmo sendo “sujos” – apelido dado por Serra à blogosfera durante a campanha presidencial. “Vocês foram xingados exatamente por aqueles que faziam a sujeira. Cidadão fez a sujeira e resolveu dizer que vocês que faziam.”

O ex-presidente destacou a seriedade com que é feito o debate dos blogueiros e, também, a diversidade das opiniões. “Vocês são uma alternativa, uma possibilidade que a sociedade participe, que não fique refém desse ou daquele formador de opinião pública. Ela pode ouvir, escutar ou ler, mas também pode falar.”

Bolinha de papel

Lula lembrou de um episódio da campanha eleitoral, em que o então candidato tucano, José Serra, acusou militantes contrários à sua candidatura de tê-lo acertado na cabeça com um objeto. E a consequente e intensa cobertura de setores da imprensa enfatizando o objeto pelo qual Serra foi atingido.

“Na verdade o estrago não foi na cabeça, foi na urna. Foi o único momento na história em que um candidato saiu mais fraco do que entrou”, ironizou Lula.

Assista à participação de Lula no #2blogprog

Leia também

Últimas notícias