Funai confirma existência de grupo de índios isolados no Amazonas

Comunidade é a 14ª identificada na terra indígena do Vale do Javari

Sobrevoo identificou maloca em novembro (Foto: Fabrício Amorim/reprodução)

São Paulo – O Vale do Javari (AM) abriga mais um agrupamento indígena totalmente isolado, confirmou a Fundação Nacional do Índio (Funai) nesta terça-feira (21). A existência do grupo foi confirmada durante sobrevoo realizado em abril deste ano, com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI). A expedição aérea avistou três clareiras com quatro grandes malocas (habitações) no total.

Segundo a Funai, são 200 índios cuja língua é da família Pano.Eles foram localizados pela Frente de Proteção Etnoambiental. Em fotos de satélite, a comunidade havia sido identificada, mas a confirmação só foi possível com o sobrevoo. Segundo o coordenador da Frente do Vale do Javari, Fabrício Amorim, uma descoberta como essa demanda anos de pesquisas documentais, expedições e análises de imagens de satélite.

Na Terra Indígena Vale do Javari há um complexo considerado a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo. De acordo com a Funai, em toda a região vivem cerca de 2 mil indígenas.

A fundação reconhece a existência de 14 referências de índios isolados no perímetro , mas o número pode ser ainda maior. Mais de 90 sinais de ocupações foram localizados de 2006 a 2010, e há atualmente oito grupos de índios isolados com malocas, roças e tapiris (choupanas) localizados por sobrevoo ou por expedições terrestres.

Em nota, a Funai descreve a roça e as malocas como recentes, montadas há menos de um ano. Há plantações de milho, bananas e uma vegetação rasteira similar à de amendoins.

Apesar do isolamento, os indígenas sofrem os efeitos da ocupação da região. “Entre as principais ameaças à integridade desses grupos estão a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, o garimpo, atividades agro-pastoris com grandes desflorestamentos, ações missionárias e situações de fronteira, como o narcotráfico”, sustenta Amorim.

A exploração de petróleo no Peru, ainda segundo o coordenador da Frente do Vale do Javari, pode ter impactos sobre a terra indígena.

Com informações da Agência Brasil

Foto original: Índios Isolados do Vale do Javari

Leia também

Últimas notícias