Mês do Orgulho LGBT adota tema bíblico para questionar intolerância religiosa

Parada foi marcada para o dia 26, mais uma vez na Avenida Paulista

Evento na Avenida Paulista também vai lembrar dez anos de lei que coíbe práticas de discriminação (© Foto: Gerardo Lazzari/Arquivo)

São Paulo – Com o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”, o 15º  Mês do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais)  pretende questionar a interferência da religião no Estado brasileiro e destacar os dez anos da lei paulista que determina punições à pratica de discriminação por causa da orientação sexual. Além disso, vai discutir o projeto contra a homofobia que está em debate no Congresso.

A 15ª Parada, atividade mais conhecida do mês, será realizada no próximo dia 26, percorrendo mais uma vez a Avenida Paulista e a Rua da Consolação.

Neste ano, o evento terá ainda um ingrediente especial: um show de encerramento, ainda sem local ou atração definido. Uma das apostas é a cantora Wanessa, filha do Zezé Di Camargo. Todas as atividades deverão contar com transmissão ao vivo pelo canal da web BeGAY TV.

De acordo com o presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Ideraldo Beltrame, a escolha do tema e da frase foi proposital para discutir o assunto. “Nós estamos descontextualizando a frase para fazer crítica à própria intolerância religiosa. Não podemos admitir uma sociedade que condecora um homem por matar muitos homens, mas quer matar um homem por amar outro homem”, afirmou.

Segundo o comandante da Polícia Militar, Renato Campos, o efetivo da PM será reforçado neste ano. Serão 1.500 policiais, quase o dobro em relação ao ano passado. Outros 400 seguranças particulares também estarão trabalhando. A preocupação maior é com o final do evento. Campos recomenda que as pessoas não andem sozinhas e reportem qualquer movimentação estranha. Em outras edições, foram registradas agressões na região central da cidade. 

Diva oficial

Preta Gil foi convidada para ser a diva oficial do evento e deverá ficar no carro de abertura. Em março, a cantora e filha de Gilberto Gil foi ofendida pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e ligada, de modo geral, à ideia de promiscuidade.

Programação do Mês de Orgulho LGBT

  • 9º Ciclo de Debates: de 6 de junho a 6 de julho, diversos locais e horários;

  • 11ª Feira Cultural LGBT: 23 de junho, das 10h às 22h, no Vale do Anhangabaú;

  • 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade: 24 de junho, às 20h, na Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312/324);

  • 11º Gay Day – Experience: 25 de junho, das 10h às 22h, no Playcenter (rua José Gomes Falcão, 20, Barra Funda);

  • 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: 26 de junho, a partir das 12h, na Avenida Paulista e Rua da Consolação, com concentração em frente ao Masp.

Leia também

Últimas notícias