Shows no Riocentro da noite do atentado viram CD ainda neste ano

São Paulo – As apresentações musicais de nomes como Elba Ramalho, Beth Carvalho e Moraes Moreira na comemoração do Dia do Trabalhador, em 30 de abril de 1981, no Riocentro, […]

São Paulo – As apresentações musicais de nomes como Elba Ramalho, Beth Carvalho e Moraes Moreira na comemoração do Dia do Trabalhador, em 30 de abril de 1981, no Riocentro, serão parte de um CD, com lançamento previsto ainda para este ano. As gravações foram descobertas ao acaso.

O atentado, que completa 30 anos neste sábado (30), aconteceu enquanto o show de música ocorria no palco do centro de exposições, na capital fluminense. Um sargento morreu na explosão de uma bomba que seria utilizada contra civis, para tentar atribuir um atentado a grupos armados de esquerda. O episódio foi emblemático, quatro anos antes do fim do último governo da ditadura.

A fita original do show foi encontrada pelo pesquisador Marcelo Fróes no arquivo do Instituto Cravo Albin e traz parte do evento daquela emblemática noite. Fróes disse ao jornal O Globo que esteve no instituto no final do ano passado e, por acaso, viu essa fita na estante com uma etiqueta que constava apenas “1º de maio”. Ao ouvi-la, descobriu que era o evento no Riocentro referente a 1981.

Depois da apresentação de alguns dos artistas programados, Gonzaguinha anunciou: “Durante o espetáculo, explodiram, eu disse explodiram, duas bombas”. A frase estará no CD, segundo disseram os produtores ao jornal carioca.

O pesquisador conta que a fala de Gonzaguinha ocupa apenas alguns segundos da gravação, mas que há gravado o show de artistas como MPB-4 e Dona Ivone Lara, entre outros. O pesquisador Ricardo Cravo Albin, que estava presente ao show, afirma ser importante o resgate do episódio e das músicas apresentadas, por causa da importância histórica do atentado ao Riocentro.

Leia também

Últimas notícias