Em encontro de catadores, incineração de lixo é criticada

São Paulo – A incineração de lixo e a parceria de cooperativas e prefeituras são os temas centrais nesta quarta-feira (22) na Expocatadores. No encontro internacional realizado na capital paulista, […]

São Paulo – A incineração de lixo e a parceria de cooperativas e prefeituras são os temas centrais nesta quarta-feira (22) na Expocatadores. No encontro internacional realizado na capital paulista, participantes lembraram da pressão econômica contrária à coleta seletiva de lixo e pela adoção de soluções como a dos incineradores.

O jornalista Washington Novaes afirmou que o modelo atual de gestão de resíduos é um estímulo ao desperdício e defendeu a existência de uma taxa para empresas e pessoas que geram resíduos. “Para as empresas de coleta, quanto mais lixo melhor. Elas ganham por tonelada recolhida”, afirmou o jornalista. A cobrança aos “produtores” incentivaria a separação e o reaproveitamento.

A queima de resíduos, normalmente para geração de energia elétrica, vem sendo discutida por prefeituras como a de São Bernardo do Campo (SP). A saída conta com incentivos do mercado de créditos de carbono, gerenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) conforme o Protocolo de Kyoto. A administração do município promete ampliar a coleta seletiva e incentivar cooperativas antes de instalar o equipamento.

Porém, para ambientalistas e catadores de material reciclável, a incineração pode representar problemas se for adotado como alternativa apenas aos aterros sanitários. O representante do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério, expôs seus motivos para defender medidas anteriores à implantação da queima de lixo.

Para ele, o método até pode ser uma saída para a coleta, mas é necessário que, antes, haja a conscientização de que é preciso buscar a redução do descarte, o reaproveitamento e a reciclagem de material. Somente a partir daí é que os resíduos poderão ser destinados ao tratamento enérgico. “Não se pode brincar de incinerar”, alerta Silvério.

Os catadores, que em muitas ocasiões referem-se ao modelo como “dragão fumegante”, temem que os incineradores reduzam a disposição de se promover a coleta seletiva e a separação de materiais recicláveis.

Na Expocatadores, o debate sobre os efeitos da incineração na cadeia de coleta seletiva e reciclagem no Brasil contou ainda com a participação  de Cícero Blay, da Itaipu Binacional, e André Abreu, da Fundação France Libertés. A discussão levantou também temas polêmicos, como o desperdício de materiais causado pela incineração, o alto custo para controle dos gases que poluem o ar e a não geração de empregos.

Na quinta-feira (23), o evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo oitavo ano consecutivo, ele participa da festa de Natal da população em situação de rua e dos catadores de materiais recicláveis. Neste ano, o presidente terá a companhia de Dilma Rousseff, que assume o cargo em janeiro de 2011.

Assista também

Leia também

Últimas notícias