Motivo de constrangimento internacional ao Brasil, Urso Branco tenta inverter histórico

A história do presídio em Rondônia, onde duas rebeliões sangrentas e recorrentes violações de direitos humanos tornaram-se marca da unidade

Porto Velho – Esforços em conjunto são a esperança para reverter a situação do presídio de Urso Branco, na capital de Rondônia. Com um dos piores históricos do sistema prisional brasileiro – em torno de cem mortes ao longo da década -, a unidade tem na pressão da sociedade civil e da Organização dos Estados Americanos (OEA) um importante impulso para as melhorias ocorridas ao longo dos últimos anos.

Como mostram as duas reportagens publicadas esta semana pela Rede Brasil Atual, o Brasil deu dois passos importantes para reverter a situação desfavorável na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Em primeiro lugar, começou a responsabilizar os participantes da chacina de 2002, que provocou a morte de 27 presos. Além disso, o Estado retomou o controle da unidade, reduziu a superlotação e vem construindo novos presídios para garantir a normalização da situação.

O infográfico a seguir mostra o histórico de Urso Branco.

(Arte: Júlia Lima. Fotos: governo de Rondônia e Tribunal de Justiça de Rondônia) 

 

Leia também

Últimas notícias