Escavações não encontram guerrilheiros assassinados pela ditadura

(Infográfico: Julia Lima/Rede Brasil Atual) A busca dos restos mortais dos guerrilheiros do Araguaia sofreu, na segunda-feira (5), mais uma frustração no segundo dia das escavações em Xambioá, interior de […]

(Infográfico: Julia Lima/Rede Brasil Atual)

A busca dos restos mortais dos guerrilheiros do Araguaia sofreu, na segunda-feira (5), mais uma frustração no segundo dia das escavações em Xambioá, interior de Tocantins. Os pontos vasculhados apresentaram resíduos da época da guerrilha, mas os corpos dos guerrilheiros não foram encontrados. Peritos trabalham com a possibilidade de deterioração dos restos mortais ou que uma “operação limpeza” do Exército tenha dado fim aos corpos.

A posição geográfica da região também não ajuda nas buscas: a área é de mata sem nenhum ponto referencial que possa auxiliar na memória das testemunhas da guerrilha.

Mesmo com as dificuldades de localização, a suspeita de que o Exército tenha sumido com os restos mortais é apontada como uma forte possibilidade, visto que ex-guias e ex-soldados ajudam na operação, mas os militares mais “graduados” não foram ouvidos.

A próxima expedição do grupo começa dia 18 de outubro e será acompanhada pelo Ministério Público Federal (MPF). Os pontos a serem escavados não foram divulgados oficialmente.

A forma como a procura foi conduzida é motivo de crítica dos familiares dos mortos na guerrilha, visto que a legislação brasileira implementou a Comissão dos Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, mas não a inseriu no processo das buscas.

Fonte: Radioagência NP