Cada pessoa emite 1,6 tonelada de carbono ao ano, calcula ONG

Viagens aéreas e automóveis estão entre os vilões de emissão de gás carbônico. Saiba como calcular sua emissão de carbono e neutralizar os gases-estufa que contribuem para o aquecimento do planeta

Site disponibiliza calculadora de gases de efeito-estufa (Foto: Divulgação/Iniciativa Verde)

Ações cotidianas e essenciais como tomar banho, cozinhar e deslocar-se para o trabalho representam, ao final de um ano, 1,6 tonelada de CO2 liberados na atmosfera, por uma única pessoa, segundo a calculadora de carbono da ONG Iniciativa Verde.

O gás carbônico é o principal causador do efeito-estufa e é liberado ao longo de todo o dia, em atividades diárias de toda a população. A calculadora no site da Iniciativa Verde ajuda cada pessoa a ter ideia de quanto emite de carbono ao utilizar energia elétrica, gás de cozinha, veículos e utilizar o transporte áereo.

Ao manusear a calculadora, rapidamente o usuário percebe que o consumo de combustível de veículos automotores e viagens aéreas são os principais geradores de gases-estufa. Mas o troféu de maior poluidor fica com as aeronaves.

O programa também informa quantas árvores devem ser plantadas por ano para neutralizar os gases-estufa liberados. Segundo a ONG, uma pessoa, em média, deve plantar dez árvores para compensar a emissão de carbono.

O panorama muda quando se insere na conta as viagens aéreas. Se durante um ano, uma pessoa viajou de avião de Belo Horizonte a São Paulo, retornando à capital mineira, uma vez, só nessa ação foi emitida 0,17 tonelada de carbono. O que requer o plantio de uma árvore em compensação. Quem viaja todo mês nesse trajeto, ao longo de um ano, terá contribuído para o aquecimento global com 2,07 toneladas de gases-estufa e terá a tarefa de plantar 13 árvores.

Se a pessoa que viaja de Belo Horizonte a São Paulo todo mês, juntar o consumo de energia elétrica, de gás e de um carro pequeno, chegará ao final do ano com 3,67 toneladas de carbono jogados na atmosfera. Essa conta exigiria o plantio de 23 árvores.

Principais geradores de carbono

As principais atividades que produzem gases-estufa são decorrentes do uso de energia elétrica nos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos e nos processos industriais, lista a ONG Iniciativa Verde. Outro pólo gerador de carbono é a não reutilização ou não reciclagem de materiais e produtos. Segundo a organização, isso obriga a exploração de matéria-prima bruta na natureza e a um novo processo de fabricação, transporte e comercialização.

Um sério problema citado pela Iniciativa Verde é a queima de combustíveis fósseis, como óleo diesel, gasolina e carvão, nos processos industriais e no funcionamento de meios de transporte como carro, ônibus, caminhão e, principalmente, avião. 

O desmatamento é mais um problema levantado. A derrubada e as queimadas na região amazônica são responsáveis por dois terços das emissões brasileiras de CO2.

Como neutralizar gases-estufa

Arvores neutralizam carbono

A tarefa de neutralizar os gases-estufa, em geral, fica a cargo das árvores, que absorvem o gás-carbônico e melhoram a qualidade do ar, mas não é só. De acordo com a Iniciativa Verde, há maneiras simples para diminuir a emissão individual de gases do efeito-estufa.

Para diminuir a emissão de 500 kg ou mais de carbono, a ONG sugere:

  • reduza em 10% a utilização de veículos automotores. “Se você dirige 20 mil km por ano, reduza sua rodagem em 10%. Experimente deixar o carro em casa e usar o transporte público, a bicileta ou a caminhada como forma de deslocar-se. Aposte também em alternativas como trabalhar em casa uma vez por semana”, recomenda a Iniciativa Verde;
  • prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis. “O álcool, ao contrário da gasolina, do diesel ou do gás, é uma fonte de energia renovável”;

 Para uma redução anual entre 100 e 499 kg de gás carbônico:

  • cuide da manutenção do seu veículo. “Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2“;
  • calibre o pneu do carro a cada quinze dias, pelo menos;
  • quem tem mais de uma geladeira ou freezer ligados, a sugestão é desligar um deles ou trocar modelos antigos e menos eficientes energeticamente;
  • troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia. Essa ação reduz sensivelmente as emissões de gases de efeito estufa e diminuem a conta de luz. “Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente e ainda pode durante até 10 vezes mais”, aponta.
  • separe materiais recicláveis, pois todos representam diminuição das emissões de gases de efeito estufa. “Além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte”, lembra;

alternativa sustentável

Redução anual de menos de 100 kg:

  • substitua o ar condicionado pelo ventilador;
  • desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite, por exemplo, deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera;
  • utilize o mínimo necessário de papel;
  • evite deixar a torneira aberta ao fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. “Nem pense em usar mangueiras para alvar calçadas, quintais e carros. Lance mão dos baldes e evite que seu dinheiro também vá por água abaixo”, alerta a ONG.

Mais sugestões de ações sustentáveis e a calculadora de carbono podem ser encontradas no site da ONG Iniciativa Verde.