Sem acordo, votação do Código Florestal fica para a próxima terça-feira

Romero Jucá explicou que todos os líderes já concordaram com o acordo, com exceção do PSOL (Foto: Pedro França/ Agência Senado) Brasília – Impasse sobre regimento do Senado deixou indefinida […]

Romero Jucá explicou que todos os líderes já concordaram com o acordo, com exceção do PSOL (Foto: Pedro França/ Agência Senado)

Brasília – Impasse sobre regimento do Senado deixou indefinida a votação do Código Florestal para esta quarta-feira (30). Segundo Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo na Casa, se não houver acordo ainda nesta tarde a votação será adiada para a próxima terça-feira (6).

“Ainda vamos tentar um acordo. Todos os líderes já concordaram, com exceção do PSOL, mas ainda estamos negociando. Não vamos passar por cima do regimento”, explicou Jucá. 

Jucá refere-se à negativa do PSOL em aderir ao consenso entre os líderes de votar com urgência o Código Florestal. Caso o acordo fosse unânime entre todos os líderes, o regimento interno da Casa poderia ser quebrado para adiantar a votação de um matéria. Porém, sem o aval da líder do PSOL no Senado, Marinor Brito (PA), a condição impediria a manobra.

O regimento determina que serão necessárias duas sessões deliberativas posteriores à leitura do pedido para que o projeto objeto da urgência entre em votação, o que adia a decisão sobre o projeto de reforma do Código Florestal para sexta-feira (2), dia em que normalmente não há sessão deliberativa.

Caso seja aprovada a votação para a próxima terça-feira, outro fator complicador poderá implicar na análise. Ao negociar o consenso entre os líderes dos partidos, o governo havia definido que a votação da DRU fosse concluída naquela data.

Na sessão plenária da tarde desta quarta será apresentado e votado o requerimento que pede urgência à votação da pauta.