Rebelo vê Código Florestal próximo de consenso, mas Sarney Filho discorda

São Paulo – A maioria das propostas que constam do relatório do projeto do novo Código Florestal tem apoio na Câmara, segundo o deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP). “Creio que nos […]

São Paulo – A maioria das propostas que constam do relatório do projeto do novo Código Florestal tem apoio na Câmara, segundo o deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP). “Creio que nos aproximamos, se não do acordo definitivo, de pelo menos 98% ou 99% do relatório”, disse nesta quarta-feira (13) o relator da matéria após se reunir com o presidente da República em exercício, Michel Temer, e o deputado Sarney Filho (PV-MA), identificado com os ambientalistas.

Entretanto, Sarney Fillho afirmou não acreditar que a votação possa ser realizada ainda este mês. Ele destaca que os pontos que levantam polêmica são exatamente referentes aos temas mais abrangentes, como redução de áreas de proteção ambiental e anistia aos desmatadores, nos quais é mais difícil obter consenso. Segundo ele, tem de haver diferenças explícitas entre quem cumpriu e quem não cumpriu a legislação.

“Não pode restar nenhuma dúvida no Código Florestal que possa implicar mais desmatamento. Como está, implica. O código está voltado para o passado, não pensa numa economia de baixo consumo de carbono e nos diferenciais dos nossos biomas”, disse Sarney Filho. 

Ao final da reunião, Rebelo disse que se propôs a acolher as sugestões de Sarney Filho. “Uma delas vai deixar claro que a legislação não permitirá novos desmatamentos. Outra questão apresentada pelo deputado Sarney Filho é a de não dar tratamento igual a quem respeitou e quem não respeitou a legislação.”

Com informações da Agência Brasil