ONU faz convocação mundial à Hora do Planeta

Video promocional da Hora do Planeta: uma hora sem acender luzes pelo desenvolvimento de fontes renováveis de energia (Reprodução) São Paulo – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta […]

Video promocional da Hora do Planeta: uma hora sem acender luzes pelo desenvolvimento de fontes renováveis de energia (Reprodução)

São Paulo – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta sexta (25) que espera apoio maciço da população mundial à chamada Hora do Planeta, que acontece neste sábado (26). Para chamar a atenção para a necessidade de buscar fontes renováveis de energia, a WWF, mentora do evento, propõe que as pessoas se desliguem da eletricidade por uma hora, entre 20h30 e 21h30 (hora local de cada país).

“Em todo o mundo, indivíduos, comunidades, empresas e governos criam novos exemplos para nosso futuro comum – novas visões de uma vida sustentável e de novas tecnologias para viabilizá-las”, declarou. “Vamos nos unir amanhã (sábado) para juntos celebrarmos aquilo que buscamos para proteger o planeta e garantir o bem-estar da humanidade. Vamos usar 60 minutos de escuridão para ajudar o mundo a ver a luz.”

Segundo o WWF-Brasil, em 2010 mais de um bilhão de pessoas – em 4.616 cidades de 128 países – apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Para este ano, a adesão esperada é de que a população de 133 países e territórios desliguem suas luzes às 20h30min do horário local.

Uma série de vídeos colocados no YouTube mostra lideranças mundiais, como o arcebispo sul-africano Desmond Tutu; o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron; a primeira-ministra da Austrália,  Julia Gillard; e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reafirmando seus compromissos com o movimento.

Os vídeos podem ser vistos em www.youtube.com/earthhour

Com informações da WWF e da WWF-Brasil

 

Leia também

Últimas notícias