dormidaço

Estudantes de Enfermagem da USP fazem atos contra o desmonte do HU

Estudantes vão dormir em frente ao hospital, e amanhã realizam novo ato na área. Manifestos incluem o 'rasgaço' simbólico dos diplomas de Medicina do governador Geraldo Alckmin e do reitor Luiz Antonio Zago

Lucas Duarte de Souza/RBA

Caminhada dos estudantes contra o avançado processo de desmonte do HU, que atende mais de 450 mil pessoas e que é hospital-escola para estudantes das áreas de saúde da USP

São Paulo – Em assembleia, os estudantes de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) decidiram realizar na noite de hoje (30) um ato de protesto em frente ao Hospital Universitário (HU). Batizada de “Dormidaço”, a mobilização é contra o desmonte do hospital-escola pelo governo Alckmin.  Além da uma casa de estudantes de Enfermagem e Medicina, entre outros, o hospital é referência para mais de 450 mil pessoas de diversos bairros da zona oeste da capital e municípios vizinhos.

Os estudantes entraram na terceira semana em greve contra o processo de desmonte do HU. No último dia 21 foi fechado o atendimento pediátrico, já que a única pediatra que ficou na área não suportou a pressão e pediu demissão. E está previsto o fechamento do atendimento em clínica médica. Na última sexta, população, estudantes, médicos, funcionários, deputados e vereadores fizeram grande ato, que culminou com o abraço simbólico ao hospital.

A mobilização antecede o ato marcado para amanhã (1º), às 9 horas, no HU. Entre as atividades previstas, o “rasgaço” dos diplomas de Medicina do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do reitor Luiz Antonio Zago. Desde que assumiu a reitoria, em janeiro de 2014, Zago sustenta a bandeira da desvinculação do HU. Para ele, que é médico, não é dever da universidade oferecer serviços de saúde à população. Mas se esquece de que os estudantes de Medicina precisam ter hospital-escola como parte da formação. Alckmin, que é anestesista, também pouco se importa. O tucano abre mão de R$ 15 bilhões por ano com desonerações para empresas, quando divide o orçamento de R$ 10,2 bilhões entre as três universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp).

A sugestão do “rasgaço” dos diplomas, ato simbólico para sensibilizar dois médicos para a importância do HU, é sugestão apresentada na audiência pública realizada semana passada na Assembleia Legislativa, convocada pelo mandato do deputado Carlos Giannazi (PSol) para discutir a greve dos estudantes da USP contra o desmonte do HU.

Hoje pela manhã, os estudantes distribuíram panfletos pela região, chamando a população para comparecer aos atos desta sexta-feira.

O Coletivo Butantã na Luta manifestou apoio aos estudantes. Em sua página nas redes sociais, está pedindo ajuda, como colchonetes e barracas. 

Leia também

Últimas notícias