modernidade

Voluntários ajudam moradores a instalar kits de sinal digital de TV em SP

No próximo dia 29, a região metropolitana de São Paulo não terá mais o sinal analógico. Ao longo do ano, o restante do país também fará a transição

REPRODUÇÃO/TVT

Em parceria com o Senai, estudantes ajudaram moradores da periferia de São Paulo com a instalação do kit digital

São Paulo – No próximo dia 29, a capital paulista e as cidades da região metropolitana de São Paulo terão sinal analógico de TV desligado. São 20 milhões de pessoas que passarão a receber apenas o sinal digital. Para ajudar nessa transição, uma parceria do Senai com a Seja Digital, empresa responsável pela migração para o sinal digital em todo o Brasil, está levando voluntários para auxiliar a população a instalar os kits que possibilitam a mudança.

Na última semana, 30 mil alunos do Senai orientaram os moradores da zona leste de São Paulo. Victor dos Santos, um dos voluntários, é aluno do curso técnico de redes de computadores. Para ele não há sensação melhor do que ver a reação das pessoas com a melhora do sinal. “A gente vê o sorriso da pessoa assistindo a imagem bonitinha e colorida. É uma sensação maravilhosa. É gratificante”, diz em entrevista à repórter Soraia Fessel, da TVT.

Quem é beneficiário de programas sociais do governo federal recebeu equipamento que vai possibilitar a transição. O kit é composto por um conversor e uma antena para ter acesso à TV digital. “O kit gratuito pode ser retirado pelas pessoas que estão em diversos programas sociais do governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Cartão do Idoso. São programas que estão reunidos dentro do cadastro único. Então, a pessoa, para ter direito a retirar, tem que estar em um dos programas ou no cadastro único”, explica Antônio Biondi, consultor da ação.

Durante este ano, outras regiões do país também vão passar a ter somente o sinal digital. Quem não conseguir instalar o kit até o dia 29 deve entrar em contato com os canais de atendimento pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br.

Assista:

Leia também

Últimas notícias