Mídia e política

Programa Melhor e Mais Justo promove debate sobre mídia e democracia

Participaram Marcelo Branco, Eduardo Guimarães e Paulo Donizetti de Souza

A sociedade contemporânea¬ convive com enorme quantidade e variedade de meios de comunicação, que manejam e produzem um sem-número de informações, notícias, opiniões e análises. Mas isso não representa, necessariamente, a democratização da mídia.

O programa Melhor e Mais Justo, da TVT, pôs em debate questões polêmicas sobre a mídia em nossa democracia. Participaram Eduardo Guimarães, blogueiro progressista, Marcelo Branco, ativista da internet que coordenou a campanha da candidatura Dilma nas mídias sociais, e Paulo Donizetti de Souza, editor da Revista do Brasil. Na pauta, marco regulatório versus autorregulação, liberdade de expressão, relação entre poder e grupos midiáticos, isenção jornalística, marco civil e neutralidade na internet.

O que se viu na TVT foi um programa que provoca reflexão sobre a importância de uma mídia livre, independente, com transparência e consistência; desvinculada¬ de ambições particulares, econômicas e políticas; e, principalmente, que fiscalize o Estado, contribua com isenção para promover cidadania. O Melhor e Mais Justo também aprofundou a discussão sobre como a sociedade pode ajudar a aprimorar a atuação dos meios de comunicação, identificando e evitando as coberturas tendenciosas, partidárias e alheias à missão de informar e dar base para formação de opinião e senso crítico.

Melhor e Mais Justo vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30.
Como sintonizar: Canal 48 UHF, no ABC e Grande São Paulo (NGT)
Canal 46, em Mogi das Cruzes (UHF)
Na internet: www.tvt.org.br

Você pode ver ou rever todos os programas pela internet: www. tvt.org.br