Número 39, Setembro 2009
Você está aqui: Página Inicial / Revista do Brasil / Edição 39 / Fotografia...

Fotografia...

por Xandra Stefanel publicado , última modificação 03/09/2009 19:20
Comments

Procura de emprego (1950), foto de German Lorca

Para quem gosta de fotos em p&b, foi prorrogada até 1º de novembro a exposição Um Acervo em Preto e Branco: Fotografias (1947/1980). A mostra conta com importantes nomes da fotografia que doaram suas obras à Pinacoteca do Estado, entre eles Thomaz Farkas, Boris Kossoy, German Lorca, Cláudia Andujar, Carlos Moreira.

...e história

A alguns quarteirões dali, na Estação Pinacoteca, aproveite para conferir a exposição A Luta pela Anistia. 1964 - ?. Até 18 de outubro você tem acesso a documentos, fotos e publicações dos movimentos de anistia e direitos humanos, dos anos 1960 até hoje. Pinacoteca: Praça da Luz, 2, 
(11) 3324-1000. Estação Pinacoteca: Largo General Osório, 66, (11) 3337-0185. Procura de emprego (1950), foto de German Lorca

Superavó

Irina Palm: Marianne Faithfull e Corey Burke

Conhecida como musa dos Rolling Stones nos anos 60, a cantora Marianne Faithfull interpreta uma dedicada avó em Irina Palm (2007), de Sam Garbarski. No filme, comovente e engraçado, Maggie é uma tímida viúva com mais de 50 anos que vende a casa para financiar o tratamento do neto Ollie (Corey Burke), vítima de uma doença muito grave. Numa idade em que já é difícil conseguir emprego, ela aceita trabalhar em um club privé no subúrbio de Londres, e sua habilidade faz com que se torne a atração do lugar. É assim que conquista o coração do dono do Sexy World, Mikky (Miki Manojlovic). Disponível em DVD.
Marianne Faithfull e Corey Burke

O som das pinturas

Transformar pinturas rupestres em partituras. Foi o que o grupo Mawaca fez ao montar o repertório que deu origem ao álbum Rupestres Sonoros, resultado de três anos de pesquisas. Com um trabalho de world music consolidado no Brasil e no exterior, o Mawaca une sonoridades indígenas e pinturas de povos primitivos, transformados em 12 faixas com arranjos vocais primorosos e pitadas de música eletrônica.

Grupo Mawaca

Formado por sete vozes femininas e seis instrumentistas, o grupo, que já lançou cinco CDs nessa linha, dessa vez se voltou exclusivamente para os Kayapó (Mato Grosso), Wari, Gavião e Suruí (Rondônia) e Kaxinawá (Acre). O repertório reúne cantos de pajelança, que representam mitos da criação do mundo, e um canto antropofágico do povo Suruí. Uma das faixas, intitulada Mawaca, é uma homenagem ao próprio grupo feita pelo músico francês Phillipe Kadosh. O álbum tem participação especial de Tetê Espíndola, Marlui Miranda e Carlinhos Antunes. Para saber mais sobre o CD e o trabalho do grupo, acesse: www.mawaca.com.br (por João Correia Filho)

Retrato impiedoso

capa do livro

Suíte Francesa (Companhia das Letras, R$ 62), de Irène Némirovsky, começou a ser escrito em 1941, quando a autora ainda estava refugiada num povoado francês. Transformados em ficção, são relatos amargos que apresentam uma França vencida e ocupada pelos alemães. Irène foi presa e levada para Auschwitz logo depois de terminar o livro. A edição também traz anotações pessoais e correspondências da autora.

Desapegado

Não é pouco: 25 anos de carreira e 18 discos. E o cantor, compositor e produtor musical Pingo de Fortaleza comemora com o lançamento de Prata 950, álbum de pegada pop e letras simples. Das 12 faixas, três são regravações. Destaque para

Prata 950

Coração de Pedra, com citação de Domingo no Parque e Parabolicamará, ambas de Gilberto Gil. Aproveite o Dia, que abre o disco, foi usada no projeto Selo Unicef Município, tem mensagem positiva e de incentivo. O disco custa R$ 5, mas Pingo de Fortaleza libera o download em pingodefortaleza.blogspot.com. “A gente tem de se desprender da distribuição.”

registrado em: , ,
comentários do blog alimentados pelo Disqus