Em meio a crise de Honduras, Celso Amorim se filia ao PT

Embora não haja movimentação por candidatuar, vinculação ocorre dentro do prazo para disputa de 2010

Filiação ocorre dentro do prazo que lhe permite pleitear candidatura em 2010 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, filiou-se ao PT, informou o presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP) pelo Twitter. Embora não haja previsão de nota oficial, a informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério.

“(É) uma grande satisfação para nosso partido ter como filiado esse extraordinário ministro”, escreveu Berzoini. Segundo o site do PT, a filiação foi formalizada na terça-feira (29).

A decisão é anunciada em meio à crise institucional em Honduras, após golpe de Estado que depôs Manuel Zelaya, refugiado desde semana passada na embaixada brasileira. Amorim tem sido alvo de duras críticas de setores da oposição e de veículos de comunicação.

O ministro pede mais atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA) para resolver o impasse.

Amorim tem domicílio eleitoral em Teresópolis (RJ), mas não manifestou, até agora, planos de se candidatar. Apesar disso, sua filiação é anunciada antes de um ano da eleição de 2010, o que o torna apto a pleitear cargos no próximo ano.

Ministro desde 2003, Amorim foi filiado ao PMDB por influência de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, mas nunca chegou a ter militância partidária. Ele atua Itamaraty desde os anos 70.

Desempenhou vários cargos como diplomata, principalmente como representante do Brasil perante organismos multilaterais, e foi um dos principais protagonistas nas negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Leia também

Últimas notícias