livro político

Marx, Lira Neto, Virginia Woolf: leituras de Vera Lúcia, Lula e Manuela

'Espero que a Constituição seja o livro de cabeceira de todos neste momento', diz Lula, que citou obra sobre Vargas e 'coincidências' históricas entre aquele período e o atual

Facebook/reprodução

Manuela, Rovai (mediador), Pochmann e Vera Lúcia falaram sobre o momento político e a importância da formação

São Paulo – O local era o 4º Salão do Livro Político, no Tucarena, zona oeste paulistana, e três pré-candidatos à Presidência, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falaram ontem (18) à noite sobre algumas de suas leituras prediletas. O petista, que já havia divulgado uma relação de obras lidas durante os quase dois meses em que está preso, mandou uma carta especialmente dirigida ao evento e lida pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann, um dos coordenadores do programa de governo do petista. “Espero que a Constituição seja o livro de cabeceira de todos neste momento”, diz Lula ao final do texto.

Pochmann, que substituiu no evento a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), contou que Lula tem feito uma “leitura mais sistemática a respeito do Brasil”. Entre os livros citados pelo ex-presidente, está a trilogia do jornalista Lira Neto sobre Getúlio Vargas. Lula destacou em especial o terceiro volume, que trata da volta de Vargas ao poder e as resistências que encontrou daqueles contrários à soberania nacional, em ações que, segundo ele, muitas vezes têm “o mesmo discurso e a mesma tática” de hoje. 

No texto, Lula lembrou que a oposição sofrida por Vargas era justamente contra a legislação trabalhista, a criação da Petrobras e da Eletrobras, as bases para um “desenvolvimento industrial e tecnológica” no país. “Hoje enfrentamos de novo forças que não querem a democracia, o desenvolvimento, a soberania e a inclusão social”, afirmou o ex-presidente. Ele citou ainda Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling.

No início do debate, mediado pelo jornalista Renato Rovai, da revista Fórum, a pré-candidata do PCdoB, Manuela d´Ávila, disse que a leitura é ainda algo para “privilegiados” no Brasil e contou a importância dos livros que leu na infância. Para a deputada gaúcha, não é possível pensar em um projeto de desenvolvimento sem considerar que mulheres e negros ainda estão “alijados da construção” desse processo.

Ela citou obras como Mulher, Estado e Revolução (Wendy Goldman), Profissões para mulheres e outros artigos feministas, escrito em 1931 pela inglesa Virginia Woolf (“É também um texto muito atual”), e A Mulher Habitada, da nicaraguense Gioconda Belli, vencedora do prêmio literário Casa das Américas em 1978 com Línea de Fuego: “Me instiga por ser uma escritora maravilhosa, mas também por ser uma guerrilheira”. Entre obras recentes, Manuela destacou Feminismo em comum – para todas, todes e todos, de Marcia Tiburi – por sinal, um dos livros lidos por Lula na prisão.

Pré-candidata pelo PSTU, Vera Lúcia disse que, no seu caso, “estudar nunca foi uma escolha, mas uma necessidade”, contando ter nascido “num lugar que nem escola tinha”. Ela é natural de Inajá, no sertão pernambucano. Quando foi trabalhar em uma fábrica, onde tornou-se costureira de sapatos, ela conheceu o Manifesto Comunista, de Marx e Engels, e guardou conceitos como o da internacionalização da classe trabalhadora e do Estado como “um balcão de negócios a serviço da classe dominante”. 

Vera conta ter lido várias obras de Lênin, mas tem preferência por Estado e Revolução. Citou ainda, entre outros, Lições de Outubro e Questões do Modo de Vida, de Trotsky. 

O pré-candidato pelo Psol, Guilherme Boulos, não compareceu. Antes da mesa, o evento homenageou a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em março. Sua irmã Marilene estava presente. “Ainda não estamos prontos para falar sobre nossa tragédia. Mas sabemos da importância de momentos como este”, afirmou.

O Salão vai até a próxima quinta-feira (21), com debates e vendas de livros por várias editoras. A programação e outras informações podem ser encontradas no site salaodolivropolitico.com.br.