Eleições 2018

Atos em todo o Brasil marcam lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência

'Só Lula pode interromper esse processo entreguista do governo golpista e devolver o Brasil aos brasileiros”, defendeu o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta

Ricardo Stuckert

A oficialização da candidatura de Lula será em 28 de julho, na convenção nacional do PT

São Paulo – Atos em diversas cidades do Brasil e do exterior neste domingo (27) reafirmaram o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Em manifestação realizada em Brasília, o deputado federal e líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), reforçou o compromisso da legenda de lançar Lula ao Planalto. “Vamos inscrevê-lo no dia 15 de agosto e temos o desafio de fazer uma campanha linda e entusiasmada para elegê-lo no primeiro”, disse. “Dia 1º de janeiro de 2019, Lula estará de volta e nós vamos subir a rampa do Palácio do Planalto com ele.”

No ato da capital federal também esteve presente a deputada Erika Kokay (DF). “O povo quer Lula presidente para recuperar os seus direitos sociais e trabalhistas. Só Lula pode interromper esse processo entreguista do governo golpista e devolver o Brasil aos brasileiros”, defendeu.

Em São Paulo, o principal ato ocorreu no diretório municipal da sigla. O presidente do PT municipal, Paulo Fiorilo, explicou ao Brasil de Fato que o objetivo é reiterar a participação do ex-presidente na corrida ao Planalto.

“A decisão do PT é de inscrever Lula porque temos esses casos de candidatos que estavam presos ou impossibilitados que puderam disputar e, inclusive, alguns ganharam a eleição. O PT entende que é fundamental inscrever Lula dia 15 [de agosto] para fazer a disputa, principalmente neste momento tão difícil que a gente está vivendo de crise dos combustíveis, crise gerada pelo próprio governo com sua política de privatização”, afirmou Fiorilo.

A ex-ministra de Políticas para Mulheres (governo Dilma Rousseff) Eleonora Menicucci afirmou que a legenda permanece sem outro nome para concorrer às eleições presidenciais. “Nós estamos aqui reafirmando que acreditarmos que essa ditadura togada vai acabar.” Estiveram ainda presentes no ato o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, e a vereadora paulistana Juliana Cardoso.

De acordo com o cronograma do partido, o lançamento oficial da pré-campanha Lula Presidente ocorrerá em ato nacional em Belo Horizonte, em 9 de junho, data em que serão lançadas as pré-candidaturas dos candidatos a governadores da sigla. A oficialização da candidatura de Lula será em 28 de julho, na convenção nacional do PT.

Também houve manifestações em diversas capitais do país e cidades do interior, além e atos em cidades do exterior.

Com informações de PT na Câmara e Brasil de Fato

 

Leia também

Últimas notícias