contribuinte paga

Deputados vão pedir explicações à PGR sobre viagens de procuradores

O 6º Encontro Internacional de Procuradores da República seria realizado em Washington, Filadelfia e Nova York, mas foi cancelado. Segundo Paulo Pimenta, evento seria apenas 'turismo'

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Para líder do PT, viagem era mais relacionada a turismo do que atividades profissionais de procuradores

São Paulo – Os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara, e Wadih Damous (PT-RJ) vão encaminhar na semana que vem à Procuradoria-Geral da República um pedido de informações sobre a participação de procuradores federais em encontros internacionais realizados por eles desde 2013. 

O 6º Encontro Internacional de Procuradores da República, para discutir  “A  cooperação internacional entre Brasil e Estados Unidos no combate ao terrorismo e ao tráfico de armas”, seria realizado em Washington, Filadelfia e Nova York, entre 29 de abril e 5 de maio, nos Estados Unidos, mas foi cancelado.

Segundo Pimenta, na programação divulgada não havia nem sequer uma menção a debates sobre o tema. “É um desrespeito ao contribuinte brasileiro um procurador ser liberado do trabalho para ir fazer turismo”, disse Pimenta.

Eles vão pedir também informações sobre a base legal e quais os critérios para a liberação de procuradores, pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Nos anos anteriores, procuradores participaram de encontros realizados em Roma, Paris, Espanha, China e, no ano passado, na Índia. O deste ano seria realizado nos EUA, o que, segundo o PT, estava anunciado até a manhã de hoje na página do evento na internet, mas à tarde surgiu a notícia de que o evento foi cancelado.

Independentemente do cancelamento, Pimenta e Damous querem saber, entre  outras coisas, se nos eventos  anteriores houve gastos públicos, além da dispensa de ponto e o relatório de cada procurador sobre os resultados práticos das viagens.