apoio

Danny Glover se solidariza com Lula: ‘Você nos inspirou’

'Eu gosto de citar o Dr. (Martin Luther) King, que dizia, citando Dante, que o lugar mais quente do inferno está reservado para aqueles que ficam neutros em tempos de crise', afirmou o ator e ativista

Ricardo Stuckert

Ativista e ex-presidente já se encontraram em outras ocasiões. Norte-americano costuma apoiar movimentos sociais

São Paulo – O ator e ativista norte-americano Danny Glover, visitou nesta quinta-feira (8) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem manifestou apoio. “Eu vim aqui para demonstrar minha solidariedade e dizer que há outros em meu país que também tem solidariedade contigo. Nós temos que usar a nossa voz porque sabemos que o momento atual é importante não só para o Brasil mas para todas as Américas”, afirmou Glover, “embaixador” das Nações Unidas. A nota foi divulgada pela assessoria de Lula.

“Nós também estamos lutando contra a extrema-direita em nosso país. E a sua presidência foi um exemplo notável de políticas paras os mais pobres”, acrescentou o ator. “Você nos inspirou nos Estados Unidos e em outras regiões. E eu tenho muito orgulho de estar aqui com você. Eu gosto de citar o Dr. (Martin Luther) King, que dizia, citando Dante, que o lugar mais quente do inferno está reservado para aqueles que ficam neutros em tempos de crise”, afirmou Glover.

Ele e Lula se encontraram em outras ocasiões, a última das quais em 2011. Naquele ano, o norte-americano participou de congresso da CUT. Ele costuma apoiar atividades sindicais aqui e nos Estados Unidos.

Leia também

:: Um homem em movimento, Revista do Brasil nº 60

:: Em Washington, Lula prega globalização de direitos do trabalhadores

:: Sonhos violados. Uma reportagem no Mississipi, Revista do Brasil nº 81

Glover esteve na ONG Ação Educativa em roda de conversa com integrantes de movimento negro, de mulheres e da juventude. E visitou também o Sindicato dos Bancários de São Paulo, onde grava nesta sexta-feira (9) diálogo para o programa Entre Vistas, da TVT, com o apresentador Juca Kfouri, e participação de Rita Berlofa, diretora do sindicato e presidenta da UNI Finanças – federação mundial que reúne sindicatos do ramo financeiro –, e da jornalista Samaiat Oliveira, pelo Brasil de Fato. A entrevista ainda não tem data para ser exibida.