Julgamento de Lula

‘Defender direito de Lula ser candidato é defender a democratização da mídia’

Rádio Democracia reúne comunicadores populares de 250 rádios comunitárias, livres e de web para furar bloqueio da imprensa comercial no noticiário do julgamento de Porto Alegre

São Paulo – Formada por mais de 250 rádios comunitárias de todo o Brasil, a Rádio Democracia se organizou para transmitir o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), direto de Porto Alegre, em tempo real.

A iniciativa tem como objetivo “furar a bolha” da imprensa comercial e defender o Estado de direito. Com funcionamento em rede nacional via internet, as transmissões começam nesta terça (23) e vão até depois do julgamento do ex-presidente Lula, marcado para amanhã, a partir das 8h30.

De acordo com o coordenador da iniciativa, Jerry Oliveira, defender Lula significa também defender a democratização das comunicações. “A Rádio Democracia pretende levar para a sociedade brasileira uma possibilidade real de furar o bloqueio da mídia e ao mesmo tempo levar informação de qualidade, fazer um debate com a sociedade sobre o que há de fato nesse julgamento”, diz Jerry. “Não se pode condenar por tese nem sem provas. E é isso o que faz a grande mídia. Nós estamos perdendo o nosso direito de voto e entregando nosso destino político para a representação do Poder Judiciário.”

Atuam na Rádio Democracia ativistas e comunicadores de rádios comunitárias, rádios livres e rádios-web, com alcance em mais de 200 municípios, inclusive 11 capitais. “O golpe dado contra a presidenta Dilma e, agora, com a possibilidade de você trocar o seu voto por uma decisão do TRF4 é um estado de calamidade. Vamos caminhar para um estado de calamidade se houver possibilidade esse direito de veto ao voto popular, ao nosso direito de votar.”

 

Ouça reportagem de Cosmo Silva na Rádio Brasil Atual:

Leia também
:: Rádio Brasil de Fato na cobertura do julgamento de Lula
:: Flávio Dino: não conheço especialista em direito que defenda sentença de Moro
:: Presença de Lula em Porto Alegre “anima ainda mais” caravanas pela democracia
:: Lula recebe apoio de todas as centrais sindicais: “Temer enterra era Vargas”
:: Rádio Democracia reedita Rede da Legalidade de Brizola, há 57 anos