A caminho da delação?

Ex-deputado Rocha Loures é preso em Brasília

O mandado de prisão foi emitido na noite de ontem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR)

Blog do Primo

A proximidade de Rocha Loures e o presidente faz da prisão do ex-assessor levar aumentar a tensão sobre Temer

São Paulo – A Polícia Federal prendeu preventivamente hoje (3) o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Ele foi detido em Brasília e levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal. O mandado de prisão foi emitido na noite de ontem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ex-assessor especial do presidente Michel Temer, Rocha Loures flagrado pela PF recebendo em São Paulo uma mala com R$ 500 mil que, segundo delações de executivos da JBS feitas no âmbito da Operação Lava Jato, seriam dinheiro de propina. O ex-deputado foi gravado pelo empresário Joesley Batista, do grupo JBS, durante negociação de pagamento propina. 

O procurador-geral Rodrigo Janot havia pedido a prisão de Loures dentro da Operação Patmos, um desdobramento da Lava Jato. Fachin negou, alegando a imunidade parlamentar, já que Rocha Loures havia assumido o mandato de Osmar Serraglio (PMDB-RR), ex-ministro da Justiça.

A ser retirado da pasta, Serraglio recusou o ministério da Transparência, oferecido por Temer, e voltou para a Câmara. Loures ficou sem foro privilegiado.

A expectativa é que o ex-assessor de Temer faça acordo de delação premiada sobre o envolvimento do presidente em crimes de corrupção.