Soltura

José Dirceu deixa a prisão em Curitiba e segue para Brasília

Condenado na Lava Jato, ex-ministro permanece em liberdade enquanto recursos da defesa em segunda instância não forem julgados

Marcello Casal/Agência Brasil

José Dirceu vai morar em Brasília enquanto aguarda recurso contra condenação na Lava Jato

São Paulo – O ex-ministro José Dirceu saiu da prisão na tarde desta quarta-feira (3), em Curitiba, e seguiu para Brasília, durante à noite, onde fixou residência. Dirceu esteve preso preventivamente desde agosto de 2015 no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana da capital paranaense. 

A decisão de pôr fim à prisão preventiva contra Dirceu foi tomada na terça-feira (3) pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu excessos cometidos pela Operação Lava na duração da prisão sem julgamento. 

Em maio do ano passado, José Dirceu foi condenado em primeira instância a 23 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa recorre em instâncias superiores, e os recursos não foram julgados, daí a decisão do STF de mantê-lo em liberdade até uma decisão definitiva. 

A saída da prisão de Dirceu foi saudada por militantes e simpatizantes do ex-ministro, que estavam à porta do complexo penal. Críticos também se manifestaram. Dirceu segue monitorado, por determinação do juiz Sérgio Moro, por meio de uma tornozeleira eletrônica.